Caraguatatuba Cidades

Hospital Regional abrirá com dez leitos de UTI para pacientes de Coronavírus

Tamoios News
Hospital Regional / Foto: Arquivo Tamoios News

O Governador João Doria confirmou nesta terça-feira (24) que o Hospital Regional do Litoral Norte, em Caraguatatuba, terá sua abertura antecipada para atendimento prioritário a pacientes infectados pelo coronavírus. A unidade será aberta ao público na próxima segunda (30).

“Esse hospital já estará operando, a partir do dia 30 de março, a sua primeira etapa de Unidades de Terapia Intensiva. A segunda etapa será no dia 15 de abril. Isso vai melhorar a assistência da população que vive no Litoral Norte”, afirmou Doria em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes.

A abertura estava inicialmente prevista para o final deste semestre. Nos últimos dias, a Secretaria de Estado da Saúde e a Organização Social que irá gerir o hospital passaram a contratar profissionais para a abertura dos leitos. O Governo de São Paulo investiu R$ 188 milhões na construção da unidade.

Inicialmente, serão disponibilizados 20 leitos, sendo dez de UTI e dez de enfermaria. Também está prevista a abertura de outros dez leitos de UTI na segunda quinzena de abril.

Prefeitos cobram mais leitos UTI

 

Com dois casos confirmados de COVID-19, uma morte em investigação- possivelmente pela doença e 82 casos suspeitos em investigação. O número de leitos UTI destinados pela Hospital Regional parecem ser insuficientes para atender a região. Os prefeitos da região cobram do Estado o aumento do número de leitos de UTI no hospital Regional.

O prefeito de Ubatuba, Délcio Sato, disse que já foi feito este pedido ao governo. “Sim e já ficaram de estudar essa possibilidade. Aliás já estão estudando isso”, comentou Sato, cuja cidade registra 34 casos suspeitos de COVID-19 e a santa casa local conta com apenas 12 leitos para atender pacientes infectados.

“Vamos continuar cobrando o Estado para funcionamento completo da unidade (40 leitos). Entendemos que encontrar respiradores neste momento é uma dificuldade de toda a rede, mas acreditamos que em breve teremos todos os leitos necessários em funcionamento. O compromisso é que eles abram gradativamente os leitos. Destacamos que neste momento o atendimento será exclusivo para COVID-19. O adiantamento dessa abertura já é uma grande vitória para nós!”, destaca o prefeito Aguilar Junior.

O hospital regional, cujas obras foram iniciadas em 2016, deveria ser inaugurado em 2018, mas isso não ocorreu. Segundo informações do estado, o hospital seria aberto com 220 leitos, 144 para internação, 40 de UTI, 20 leitos para observação e 16 leitos para hospital dia. A inauguração do estabelecimento deveria ocorrer no dia 6 de abril, mas os prefeitos solicitaram ao governador a antecipação de sua abertura devido ao coronavírus.

A coordenadora interina do Centro de Contingência do coronavírus, a médica Helena Sato ressaltou a importância de que moradores de todas as regiões de São Paulo cumpram as medidas de isolamento para evitar a disseminação do vírus. “Ficar em casa é a vacina que nós temos. Essa é a grande responsabilidade de todos nós enquanto cidadãos”, disse.