Caraguatatuba Cidades

INPE alerta sobre chegada de frente fria na região com ventos de até 80 Km/h

Tamoios News

O  Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), de Cachoeira Paulista, emitiu um alerta sobre a chegada de uma frente fria no Litoral Norte, entre o final da tarde de quinta-feira (16) e a madrugada de sexta(17), que deve vir acompanhada de ventos superiores a 80 km/h. Também deve chover o equivalente a 80 milímetros (80 litros por metro quadrado) em poucas horas.

Conforme a previsão, a partir do final do dia de quinta-feira e madrugada de sexta-feira está prevista a entrada de uma frente fria que, ao se encontrar com o clima quente que está no Litoral Norte, deve provocar chuvas de grande intensidade. Essas chuvas devem vir acompanhadas de rajadas de vento e raios, que na parte oceânica representam tormentas.

Alerta

De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil de Caraguatatuba, capitão Campos Junior, o alerta reforça que há possibilidade de ocorrerem transtornos, especialmente nas áreas de risco de deslizamento, sendo que essas condições poderão perdurar durante o final de semana.

O alerta foi passado pelo meteorologista do INPE, Prof. Gustavo Escobar, que destaca que, embora não seja uma tempestade considerada atípica, ela pode ser considerada severa.

Os órgãos integrantes do Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) já estão em alerta para o caso de possível socorro a moradores em área de risco. “Nossa equipe já está nas áreas de risco de escorregamento de terra alertando a comunidade”.