Cidades Paraibuna

Paraibuna vai realizar a “MilhoFolia”, evento que reúne carnaval com pamonha

Pamonhada. Fotos: João Rural

Por Salim Burihan

A cidade de Paraibuna terá uma atração especial neste carnaval, trata-se da “MilhoFolia”, evento que reúne a tradicional pamonhada, uma das atrações gastronômicas do município  e blocos de embalo.

O evento realizado pela prefeitura, através da Fundação Cultural, Conselho Municipal de Turismo e Associação Comercial, terá parte da renda destinada ao Lar Vicentino de Paraibuna.

A “MilhoFolia” acontecerá de 22 a 25 de fevereiro com muitas atrações e uma programação bem animada. O local escolhido é a Avenida Major João Elias Calazans, que fica atrás do Fórum da cidade.

A parte gastronômica contará com a tradicional pamonha, curau, milho cozido, virado de milho, milk-shake de milho, entre outras delícias produzidas com o milho.

Vários blocos vão desfilar, entre eles, Carnamaiden, Chega o Mio, Camisa, Pé no Brejo, Bloco dos Brutos, Pira Pira, Bloco da Bica, Tio Been, Corujinha, Batorlove, Óia Sibipiruna e Bloco do Bosque.

O jornalista João Rural, já falecido, era um dos grandes incentivadores da pamonhada em Paraibuna. João escrevia e divulgava as delícias da culinária caipira de sua cidade e região.

O público infantil também terá a diversão garantida no carnaval de marchinhas, na Praça da Matriz. A animação ficará por conta da Banda Pira Pira e Pé no Brejo, e dos bonecões da Fundação Cultural Benedicto Siqueira e Silva.

A Pamonhada começa no domingo (22) e segue até terça-feira (25). O horário de funcionamento será das 8h00 às 16h00.

Conforme acordo feito entre o Ministério Público, Poder Judiciário, Polícia Militar, Polícia Civil e o Governo Municipal, o Carnaval será realizado das 10 da manhã à meia-noite, porém os blocos vão desfilar a partir das 14h30.