Cidades Polícia

PM prende em São Paulo homem suspeito de comandar o tráfico na região sul de Caraguatatuba

Tamoios News
Operação Tamamduá, realizada em outubro de 2019, na região sul de Caraguá

A polícia militar prendeu em São Paulo, nesta sexta-feira(14), J.L.B., conhecido como “Véio lau”, de 51 anos, suspeito de ser o maior traficante de drogas da região sul de Caraguatatuba.

“Véio Lau” era procurado pela justiça e polícia, a partir de investigações feitas pelo Ministério Público de Caraguatatuba, que resultaram na prisão de quatro pessoas, 25 quilos de drogas, três carros de luxo, em outubro passado, no Morro do Algodão.

Prisão

“Véio lau”, que se passava por comerciante, foi preso às quatro horas da madrugada desta sexta-feira(14), quando trafegava pela Marginal Tietê, nas proximidades de Pirituba.

O carro, um Onix, de cor cinza, de placas MO-4204, de Ubatuba, foi interceptado pela polícia militar. Tudo indica, que “Véio lau” vinha sendo monitorado pela polícia.

Na busca pessoal, nada foi localizado, mas num espaço adaptado no painel, próximo ao porta-luvas, os policiais encontraram R$ 15,9 mil em espécie.

Após pesquisas junto ao COPOM,  foi constatado que ele era procurado pela justiça de Caraguatatuba. “Véio lau” foi conduzido detido até o 33º Distrito Policial de Pirituba onde foi indiciado pelo delegado Eduardo Alonso e permaneceu preso.

Na delegacia de Pirituba ele afirmou que era comerciante no bairro do Morro do Algodão. Segundo a procuradoria de Caraguatatuba, que coordenou as investigações, J.L.B.,  seria o líder do grupo que comandava o tráfico de  drogas na região sul.

O MP classificou J.L.B., como  “Patrãoo, que na gíria policial significa o  dono do tráfico, o líder do grupo. Segundo a procuradoria, a prisão de “Véio lau” foi muito importante. O MP de Caraguatatuba fez questão de parabenizar a polícia militar pela prisão do suposto traficante.

Operação Tamamduá

O Ministério público de Caraguatatuba, em outubro do ano passado, através de investigações, teve conhecimento de que o tráfico de drogas na região era abastecido a partir de uma casa no Morro do Algodão.

As investigações do MP, apontaram ainda que o grupo utilizava menores de idade para venderem suas drogas, inclusive, num local conhecido como “Brejinho”, localizado nas imediações da escola municipal EMEI Maria Carlita Guedes, no bairro Morro do Algodão.

O MP montou uma operação que contou com a participação do Baep(Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar, que envolveu 50 policiais, 18 viaturas e dois cães farejadores.

No dia 11 de outubro, foi deflagrada uma ação em bairros da região sul. Na ação, que tinha como objetivo combater o tráfico de drogas no litoral, foram cumpridos oito mandados de prisão e dez de busca e apreensão.

Foram encontrados 25 quilos de drogas na casa, mas J.L.B., o “Patrão”, teria conseguido fugir

Em uma casa, no Morro do Algodão, foram presos quatro homens, apreendidos mais de  25 quilos de drogas, três carros de luxo e 210 munições variadas.

Quatro investigados não estavam no local ou conseguiram fugir antes da operação. J.L.B., era um deles. Não conseguimos contato com o comerciante e nem, com seu advogado.