Cidades São Sebastião

Prefeito estima que 40 mil turistas cumprem a quarentena em São Sebastião

Tamoios News

O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, estima que cerca de 40 mil veranistas e turistas cumprem o período de quarenta, imposto pelo Covid-19, em seu município. A informação foi dada por ele, em sua live desta segunda-feira(30.

Segundo ele, a prefeitura ainda estaria fazendo esse levantamento. O prefeito voltou a reafirmar que adotou medidas para evitar que turistas e veranistas cheguem ao município porque a estrutura de saúde não tem como atender tanta gente.

Em live nesta segunda(30), prefeito estimou que ceca de 40 mil turistas cumprem a quarentena na cidade

A cidade, que tem 90 mil habitantes, já registrou uma morte por Covid-19, apura outras três mortes suspeitas, ocorridas na segunda(30) e terça(31) e investiga 18 casos suspeitos da doença.

Oficialmente, existem 35 leitos UTI na cidade. O prefeito prepara o ginásio do Tebar Praia Clube- que deve receber 110 leitos e, também, uma unidade de Saúde na costa sul para atender possíveis casos de covid-19.

O prefeito justificou que fechou hotéis, restaurantes, bares, marinas e praias porque são indutores de turismo. Restaurantes podem funcionar como delivery e as marinas, segundo ele, estão fechadas, mas podem ser feitas as manutenções nas embarcações.

Hotéis, segundo ele, podem receber um hóspede que esteja fazendo alguma entrega na cidade, mas turistas, não. O prefeito informou que com a ajuda da comunidade foram fechados, nesta segunda-feira(30), os acessos as cachoeiras de Boiçucanga e de Cambury, na costa sul para evitar a presença de turistas.

No dia 27, o prefeito publicou um novo decreto, suspendendo a permanência de pessoas em praias, cachoeiras e espaços públicos.

Acesso até a cachoeira de Boiçucanga foi fechado nesta segunda(30)

O prefeito de Ubatuba, Délcio Sato, que adotou medidas rígidas para impedir a entrada de veranistas e turistas em sua cidade devido ao coronavírus, disse acreditar, que cerca de 5 mil veranistas passam a quarentena no município.

Sato mantém o controle sanitário nos acesso a cidade, fechou as praias e também os acessos as comunidades tradicionais. Segundo o prefeito novas medidas devem ser adotadas para evitar a presença de veranistas e turistas em Ubatuba.

Comunidade “barra” entrada de turistas para impedir a entrada do vírus

Ubatuba tem cerca de 100 mil habitantes e 40 mil casas de veraneio. A cidade que registra 38 casos suspeitos do novo coronavírus, não possui nenhum leito UUTI em sua Santa Casa. Os possíveis casos de covid-19 serão encaminhados para atendimento no Hospital Regional de Caraguatatuba.

As prefeituras de Ilhabela e Caraguatatuba não informaram o número de veranistas que cumprem a quarentena em seus municípios. Ilhabela “fechou” a entrada de veranistas e turistas pela travessia da balsa. Caraguatatuba proibiu o acesso às praias. O Parque Estadual de Ilhabela está sendo fiscalizado por vigilantes e a equipe da Defesa Civil tem reforçado a fiscalização e proibição de circulação no local. A estrada do parque dá acesso as praias de Castelhanos e Bonete, cujos moradores impedem a entrada de turistas, por trilha ou mar, desde o início de março.

A Prefeita Maria das Graças do Santos, a Gracinha, determinou o fechamento de comércios, a suspensão de atendimento ao público nas repartições municipais, suspensão das aulas e fez o pedido para que a população cumpra a quarentena em casa, visando a prevenção da doença.

As duas cidades tem veranistas cumprindo o período de quarenta, a quantidade. No entanto, é difícil prever. Têm sido comum denúncia feita por moradores sobre  presença de turistas em praias e pontos turísticos. Em Caraguatatuba, por exemplo, várias pessoas foram retiradas da Lagoa Azul, recentemente. Nesta segunda-feira (30), sete turistas foram retirados do Mirante do Camaroeiro, tradicional ponto turístico da cidade.