Cidades Ilhabela

Prefeitura da Ilha faz conscientização ambiental em comunidades tradicionais

Tamoios News

Os trabalhos de educação ambiental fazem parte da agenda do Programa Município VerdeAzul (PMVA)

A Comunidade Tradicional da Praia da Fome, localizada no Norte de Ilhabela, recebeu, na semana passada, uma equipe composta por representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da empresa Electra para trabalhar a conscientização sobre o descarte adequado do lixo, além de ouvir as sugestões e necessidades dos moradores.

Segundo a pasta responsável, o trabalho de conscientização é de suma importância, uma vez que as comunidades estão situadas em áreas próximas ao mar, portanto o risco de contaminação do ambiente marinho é alto.
Além disso, a dificuldade de acesso a esses locais faz com que o sistema de coleta de resíduos seja mais delicado, pois é feito por embarcação, por isso, a conscientização para destinação correta dos materiais é de extrema relevância.

Os trabalhos de educação ambiental fazem parte da agenda do Programa Município VerdeAzul (PMVA), do governo do Estado, e cumprem com uma das ações da estratégia 2, do item 16.1, que consta no Plano Municipal da Mata Atlântica.

A ação só foi possível graças a embarcação marítima adquirida pela Secretaria de Meio Ambiente, para uso compartilhado com o Parque Estadual de Ilhabela, visto que algumas das Comunidades Tradicionais do
arquipélago só possuem acesso via mar.

Entre as últimas atividades da pasta, destacam-se: implantação do conceito de agrofloresta, novos cronogramas de coleta de resíduos úmidos e reciclados limpos, arborização de prédios públicos, educação ambiental e investimentos e ações no saneamento básico.