Caraguatatuba Cidades

Prefeitura de Caraguá faz manutenção na ponte do Juqueriquerê, um dos patrimônios arquitetônicos da cidade

Tamoios News
Ponte construída na década de 30. Fotos: Cláudio Gomes/PMC

Por Salim Burihan

A Prefeitura de Caraguatatuba está fazendo uma manutenção na ponte sobre o rio Juqueriquerê, no bairro do Porto Novo, na região sul da cidade. A estrutura está passando por pinturas. Devido à manutenção o tráfego de veículos no local está sendo feito em meia pista. A ponte em arcos é uma das principais atrações arquitetônicas da cidade.

A ponte em arcos, construída na década de 30, é uma das duas ainda existentes no estado de São Paulo, segundo o DER. Uma ponte no mesmo modelo existe em Cachoeira Paulista. A ponte com quarenta metros de comprimento por oito metros de altura (arcos) é considerada uma verdadeira obra de arte pela engenharia. Naquela época, pontes com arcos, eram necessárias para dar sustentação a grandes vãos como era o caso do rio Juqueriquerê. Antes da construção da ponte, moradores, animais e carros eram transportados por chatas de madeira.

Ponte em arcos, uma obra de arte. Foto: Cláudio Gomes/PMC

A ponte de arcos cruza o rio Juqueriquerê que é o maior rio navegável do Litoral Norte. É formado pelo encontro dos rios Pirassununga e Camburu e tem 13 quilômetros de extensão entre sua nascente e a foz na praia da Flexeiras, onde deságua. Tem profundidade que varia de 2,10 a 1,30 metros. Em sua foz, bastante assoreada, em períodos de maré baixa, sua profundidade chega a atingir 30 centímetros. Possui manguezais e rica flora e fauna.

Rio Juqueriquerê é o maior do Litoral Norte. Foto: CBH

Fiscalização

Fiscais da Secretaria de Urbanismo de Caraguatatuba vistoriaram, na última quinta-feira (16), um trecho de aproximadamente 15 quilômetros do Rio Juqueriquerê, região sul do município com o objetivo de identificar possíveis pontos de ligações irregulares de esgoto. Os locais onde foram constatados algum tipo de despejo serão notificados para que apresentem defesa.

De acordo com o secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, a preocupação da Prefeitura de Caraguatatuba é com a proteção ecológica do rio e a balneabilidade das praias, uma vez que o Juqueriquerê é o principal rio navegável da cidade, tem casas, comércio, marinas, pousadas, clubes ao seu redor e deságua no mar.

Ainda conforme ele, devem ser emitidas 15 notificações iniciais para que os responsáveis façam suas ligações junto à rede coletora de esgoto que já existe no entorno.

Segundo o fiscal de Posturas, Alex Catapani, a multa por despejo irregular é de R$ 1.117. As correções devem ser feitas de forma imediata, caso contrário, os responsáveis serão autuados. “Lembrando que novas vistorias serão realizadas”.