Cidades Ilhabela

Prefeitura de Ilhabela quer limitar excesso de carros na Baia de Castelhanos

Tamoios News

A prefeitura decidiu manter rígida fiscalização no acesso de carros até a Baia de Castelhanos. O local é um dos mais procurados pelos turistas que visitam Ilhabela, mas existe uma capacidade de carga e um horário de visitação.

Na entrada do parque estadual da Ilha é feito o controle. A estrada dali até a praia de Castelhanos tem 15 quilômetros de extensão. Podem entrar por dia 65 jipes (de agências de turismo), 42 carros de passeio e 60 motos.

As agências cobram em média R$ 150,00 por pessoa pelo passeio. Acontece que nesta época do ano o número de passeios de jipe cresceu muito.

Nesta segunda, por exemplo, cerca de 15 jipes não pode entrar em Castelhanos, porque a capacidade de carga já estava esgotada.

A secretária de Desenvolvimento e Turismo, Bianca Colepicolo, disse que há uma portaria da fundação Florestal que limita o número de carros na estrada de castelhanos por uma questão de proteção ambiental e ordenamento do Turismo.

“Como a cidade está com muita gente, estamos nos organizamos para priorizar a entrada de veículos com alvará para passeios e condutores formados. Nos reunimos com as associações para combinar essa operação nos próximos dias. Não há nenhuma alteração no funcionamento” , explicou Bianca.

 Paraíso

Castelhanos é considerada uma das praias mais belas do Brasil e também, a favorita da turma off road.

A estrada que corta a Ilha no sentido Oeste a Leste crua o parque estadual e leva a cachoeiras e praias incríveis.

Caiçaras tradicionais vivem na Baia de Castelhanos, que tem quiosques a beira mar e trilhas que levam as praias Mansa, Vermelha e Figueira e até a Cachoeira do Gato.

Informações

Telefone: (12) 3896-2585/1646
Dias e horário de funcionamento: diariamente, das 8h às 17h.
Há horários específicos para entrada e saída do Parque sentido Castelhanos e sentido Centro de Ilhabela e número máximo de veículos por dia.

Número máximo de veículos por dia: 65 jipeiros, 42 particulares e 60 motos.
Só é permitido dirigir no sentido “ida” para Castelhanos: das 7h às 14h.
Estrada sentido “volta” para o Centro: de 15h às 17h.
O retorno é a partir das 15h e é necessário sair do Parque até as 18h (ou até as 19 no horário de verão). Programe sua viagem!
*Atenção, só é permitido a entrada de veículos 4×4 no Parque Estadual, por conta das condições da estrada de terra.

Estacionamento:
Ao fim da estrada Estrada do Parque Estadual de Ilhabela, o visitante encontra o Estacionamento da Praia de Castelhanos, onde é obrigatório estacionar o seu veículo.