Cidades São Sebastião

Prefeitura de São Sebastião recolhe 4 mil toneladas de lixo nas primeiras semanas da temporada

Tamoios News

De 26 de dezembro de 2019 a 12 de janeiro de 2020, o município gerou quatro mil toneladas de lixo, em média; equivalente a 222 toneladas diárias. Durante o ano, com exceção deste período, 110 toneladas são recolhidas diariamente, ou seja, houve um aumento de 100%, de acordo com informações da Secretaria de Serviços Públicos (SESEP) da Prefeitura de São Sebastião.

Ainda segundo a secretaria, a frota de caminhões foi reforçada até o Carnaval, passando de 14 para 27 veículos, sendo que 10 para limpeza de resíduos domésticos, três para resíduos volumosos e duas máquinas de limpeza de praias (Maresias e Centro). O armazenamento dos caminhões é de 19 e 13 metros cúbicos.

Coleta

 Trezentas lixeiras foram trocadas do Canto do Mar a Boracéia. Os critérios utilizados para mapeamento dos pontos, num município de 114 Km de extensão, são as entradas das praias e locais em que o caminhão de coleta de lixo não tem acesso.

A Secretaria de Serviços Públicos, além de outras atribuições, tais como, promover a realização dos serviços de limpeza urbana, estabelecendo o alcance e os limites da área de operação; é responsável pela implantação, reposição, manutenção e limpeza de lixeiras públicas, sendo a coleta, o transporte do lixo e a limpeza de praias responsabilidade da empresa SA Ambiental. O objetivo da instalação das lixeiras nas vias públicas é conscientizar a população para a preservação e limpeza das ruas.

Confira a programação completa da coleta de lixo nos bairros:

Costa Norte

Cigarras, Enseada, Canto do Mar e Jaraguá.

De segunda a sábado – Período Diurno

 

Região Central

 

Varadouro, Topolândia, Itatinga, Olaria, Vila Amélia, Porto Grande, Praia Deserta, Pontal da Cruz, Reserva do Moulin, Arrastão, Portal da Olaria, São Francisco e Morro do Abrigo.

De segunda a sábado – Período Diurno/Noturno

Costa Sul

 Cambury, Camburizinho, Sertão do Cambury, Rio das Pedras, Sertão do Piavu, Areião, Barreira, Juréia, Boracéia, Barra do Una, Engenho, Baleia, Barra do Sahy, Maresias, Boiçucanga, Juquehy, Guaecá, Paúba, Toque-Toque Pequeno, Toque-Toque Grande, Calhetas e Santiago.

De segunda a sábado – Período Diurno