Cidades Defesa Civil

Prefeituras iniciam plano que previne mortes em áreas de risco no período de chuvas

Tamoios News
Agente da Defesa Civil vistoria encosta em Caraguatatuba. Foto: PMC

Teve início neste domingo(1º), o  Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC), criado para prevenir escorregamentos nas cidades do Litoral Norte no período de chuvas.

Iniciado em 1988 pela Defesa Civil do Estado, o plano vai  vigorar até o dia 31 de março de 2020, período de maior intensidade de chuva nas cidades da região.

O PPDC tem por objetivo principal evitar a ocorrência de mortes, com a remoção preventiva e temporária da população que ocupa as áreas de risco, antes que os escorregamentos atinjam suas moradias.

O PPDC é dividido em quatro estados: observação, atenção, alerta e alerta máximo conforme o acumulado de chuvas nas áreas de riscos. Em Caraguatatuba, por exemplo, a atenção maior será a prevenção nas 19 áreas de risco.

O capitão Antonio Carlos Bernardes, comandante da coordenadoria regional da Defesa Civil na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte, esteve na sexta em Caraguatatuba, reunido com representantes da Defesa Civil do Litoral Norte.

Lançamento do PPDC em Caraguá, na sexta

Ele distribuiu 36 banners que devem ser instalados ao longo dos municípios referentes à Operação Chuvas de Verão, na qual está inserido o PPDC e com o comandante interino do Corpo de Bombeiros da região, tenente André Smidi.

Bernardes também falou sobre a importância da interligação entre as cidades para o caso de uma emergência bem como destacou os novos serviços e tecnologias a serem utilizadas este ano pelo governo do Estado para melhorar a qualidade das informações transmitidas à população, diante da possibilidade de ocorrência dos mais diversos eventos, como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo e raios.

Uma delas, é a parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), na instalação, em caráter experimental, de cinco estações (raio de 20 Km de alcance) para acompanhamento das atividades atmosféricas (pluviométricas e elétricas), nos municípios de Caraguatatuba, Ubatuba São Sebastião, Guarujá e Praia Grande.

Técnicos instalam equipamento em Caraguá

Neste domingo foi lançada a campanha SPAlerta, por meio de um site (spalerta.sp.gov.br) em que haverá dicas do que fazer antes, durante e após os principais eventos adversos. Também serão emitidos avisos, de forma preventiva, aos clientes de TV a cabo, durante as programações com duração de 10 segundos.

Outra estratégia é a expansão da Rede Estadual de Emergência de Radioamadores (REER/SP), com objetivo de melhorar a comunicação entre os órgãos regionais e municipais de proteção e Defesa Civil, no caso de colapso dos meios convencionais de comunicação, durante o atendimento das ocorrências de desastres, especialmente no litoral do Estado.

As mensagens de texto (SMS), enviadas pelo número 40199, que repassa informações de riscos meteorológicos em qualquer um dos 645 municípios paulistas continuam valendo. Para isso, basta cadastrar o CEP da localidade de onde quer receber o serviço.