Caraguatatuba Cidades

Prefeituras terão treinamento para combater possível chegada de óleo vazado no Nordeste

Tamoios News

A Cetesb e o Instituto Florestal vão realizar um treinamento para orientar as equipes municipais para o caso do óleo vazado no Nordeste chegue ao Litoral Norte de São Paulo. Já há registro da presença desse material em praias do Espírito Santo, primeiro estado litorâneo do Sudeste. O treinamento será na próxima terça(19), na Associação Comercial de Caraguatatuba.

Reunião dos representantes das prefeituras com Cetesb e Fundação Florestal

A definição foi dada na segunda-feira (11) quando os secretários do Meio Ambiente de Caraguatatuba, Marcel Giorgeti; São Sebastião, Daniel Fernandes, e Ubatuba, Guilherme Adolpho, estiveram na Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado com o secretario executivo da pasta, Luiz Ricardo Santoro, para falar sobre a essa possibilidade.

“Nos foi passada que a possibilidade do óleo chegar à nossa região é totalmente remota, mas de qualquer forma, a pedido do governo federal, foi criado um grupo de comunicação para repasses de informações sem a difusão de notícias falsas”, disse Giorgeti.

Ainda conforme ele, o treinamento proposto pela Cetesb vai envolver equipes da Defesa Civil, Meio Ambiente, Saúde e Secretaria de Serviços Públicos das quatro cidades. Serão 15 vagas para cada município e esses funcionários serão líderes caso tenha necessidade de alguma intervenção com a participação da comunidade litorânea.

O treinamento será com base no manual para limpeza de ambientes costeiros atingidos por óleo da Cetesb.