Cidades São José dos Campos

Programa Mais Médicos: prefeitura de São José dos Campos receberá 22 profissionais em abril

Tamoios News
UBS em São José dos Campos. Foto: Cláudio Vieira

A Prefeitura de São José dos Campos receberá 22 médicos pelo Programa Mais Médicos pelo Brasil, do Governo Federal.  Os profissionais que fizeram inscrição no programa têm entre os dias 6 e 13 de abril para se apresentar no município e iniciar as atividades.

Devido a atual situação de pandemia, esses profissionais reforçarão as equipes de saúde, ampliando o atendimento aos munícipes. A cidade tem 18 casos confirmados e três mortes suspeitas pela COVID-19 em investigação.

São José dos Campos já conta com 16 médicos do programa, que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) com Equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF). Outros 5 médicos concursados e 14 credenciados completam as equipes, que são vinculadas ao Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Saúde.

Com a chegada dos 22 médicos, São José dos Campos passará a contar com 38 profissionais vinculados diretamente ao programa, que receberão a título de bolsa-formação o valor bruto mensal de R$ 12.386,50, por 40 horas semanais de dedicação exclusiva ao trabalho.

No município há 46 equipes vinculadas a 13 UBS’s: Alto da Ponte, Altos de Santana, Bonsucesso, Buquirinha, Campos de São José, Eugênio de Melo, Jardim Limoeiro, Jardim São José 2, Parque Interlagos, Putim, São Francisco Xavier, Vila Paiva e Novo Horizonte.

Cada equipe é composta por médico, enfermeiro, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Elas fazem visitas de casa em casa, cadastram e acompanham as famílias em suas necessidades de saúde e conhecem a realidade da população local.

O chamamento dos municípios para a renovação da adesão ao Programa Mais Médicos foi feita no dia 11 de março de 2020 pelo Ministério da Saúde. Em todo o país serão chamados 5.800 profissionais.