Cidades São Sebastião

SAMU irá atender chamados de coronavírus em São Sebastião

Tamoios News

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde, está reforçando as ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para atender os chamados relacionados ao coronavírus.

A cidade tem 11 casos suspeitos, dois confirmados e uma morte em investigação pela doença.

São Sebastião possui uma viatura de Unidade de Suporte Avançado (USA) e cinco viaturas de Unidade de Suporte Básico (USB), nos bairros de Juquehy, Boiçucanga, Maresias, Centro e Canto do Mar, todas preparadas para atenderem quadro graves, sejam clínicos ou traumáticos.

A USB conta com um condutor e um técnico de enfermagem, e utiliza equipamento de proteção individual (EPI) como óculos de proteção, luvas, máscara, toca e avental cirúrgicos.

Já a USA atua com um condutor, um médico e um enfermeiro, e seu EPI é composto por óculos e macacão de proteção, luvas, além de máscara N95, itens com maior nível de segurança para o profissional da saúde. Nesta ambulância, há recursos e procedimentos similares ao que é encontrado em UTIs.

Quando há uma chamado, o médico regulador – que é um profissional com experiência hospitalar em nível de emergência – direciona a unidade que estiver mais próxima do incidente, por conta do tempo-resposta, para que o paciente comece a receber o atendimento adequado o mais rápido possível.

Há situações em que o médico regulador envia uma viatura básica e a avançada para servir de apoio e, assim, aprimorar o atendimento da solicitação.

Também há casos em que a USB chega no local, identifica que se trata de um quadro grave e solicita ao médico regulador apoio da USA.

A agilidade no atendimento é um dos focos do serviço de urgência, por isso, a unidade básica pode iniciar o transporte e o atendimento de um paciente e, no meio do caminho, ser interceptada pela unidade avançada, que passa a tratar do caso.

Além disso, a USB do Centro tem a possibilidade de trabalhar em nível intermediário de atendimento, quando é composta por um enfermeiro, profissional que consegue realizar procedimentos que o técnico de enfermagem não pode fazer.

Neste momento de atenção devido à COVID-19, a USB, quando recebe uma solicitação de um caso suspeito de coronavírus, altera o seu EPI e passa a usar máscara N95, para aumentar a proteção contra a doença.

A Prefeitura visa a proteção de sua população, mas também zela pelos seus profissionais de saúde, pois sabe que são eles que cuidam daqueles que mais precisam.