Cidades São Sebastião

São Sebastião investe em turismo de aventura adaptada

Tamoios News

Pensando em melhorar a estrutura e ampliar o atendimento do projeto itinerante Turismo de Aventura Especial, realizado pela Secretaria da Pessoa Com Deficiência e do Idoso (SEPEDI), a Prefeitura de São Sebastião adquiriu duas cadeiras adaptadas para trilhas, conhecidas como Juliette.

Com os novos equipamentos, a iniciativa criada para oferecer melhores condições e experiências de lazer, esporte, cultura e turismo para pessoas com deficiência física e dificuldades de locomoção como cadeirantes e idosos, pretende atrair um número cada vez maior de participantes que desejam usufruir mais intensamente do contato com a natureza.

Desde que foi implantado, em janeiro de 2018, o projeto realizou alguns passeios experimentais com a cadeira Juliette – cedida em regime de comodato. O retorno positivo da comunidade beneficiada foi um dos motivos que levaram a compra dos novos equipamentos.

Para Elisene dos Santos, mãe de Daiane, 17 anos, que tem hidrocefalia, e que fez um passeio pela Trilha do Ribeirão de Itu, em Boiçucanga, em setembro do ano passado, a vivência foi um sonho realizado. “Nos divertimos muito. Ela tem muitas limitações, mas com a cadeira especial foi possível fazer a trilha. Foi maravilhoso ver ela em contato com a natureza”, contou.

O turismo de aventura adaptada é uma atividade nova no Brasil, mas tem crescido nos últimos anos. O projeto deu uma pausa na agenda até o fim do ano, mas volta com a programação em 2020.