Cidades São Sebastião

São Sebastião tem o primeiro “Hotel Lixo Zero do Brasil”

Tamoios News
Ilha de Toque Toque Boutique Hotel & Spa, primeiro hotel "lixo zero do Brasil"

O Ilha de Toque Toque Boutique Hotel & Spa, localizado na praia de Toque Toque Grande, na costa sul de São Sebastião, acaba de receber o selo “Ouro” como reconhecimento pela gestão sustentável implementada há alguns anos, tornando-se o primeiro “Hotel Lixo Zero do Brasil”.

O selo foi concedido pela Consultoria Lixo Zero(CLZ) e segue as recomendações do Instituto Lixo Zero Brasil(ILZB).

O selo “Ouro” foi concedido pelo Instituto Lixo Zero Brasil

“O Objetivo é respeitar a limitação dos recursos naturais ao mesmo tempo que geramos renda e educação ambiental”, afirma o empresário e proprietário do hotel, Edson Costamilan Pavão.

Desta forma, foi criada uma nova mentalidade empresarial em que o equilíbrio ambiental está aliado à viabilidade econômica. E isso passa obrigatoriamente por uma reflexão que, segundo o empresário, é necessária.

“Todos os dias cada um de nós no plante produz um monte de resíduos, tanto orgânicos como recicláveis, que podem ter uma destinação mais adequada. Isso inclui, por exemplo, os restos dos alimentos da cozinha e as embalagens dos produtos que usamos. Dentro de um hotel, isso é um processo amplificado”, destaca Pavão.

Hotel Lixo Zero

Consultoria elaborou os projetos necessários

Para ser um “Hotel Lixo Zero”, o empreendimento implementou uma nova rotina operacional nos processo diários para estar enquadrado dentro de um conceito ético, econômico, eficiente e visionário, com foco na preservação do meio ambiente.

Segundo Pavão, não é preciso investir um valor muito alto para implementar mudanças sustentáveis. “Pequenas alterações no dia a dia tornam os procedimentos sustentáveis”, explica o empresário. O primeiro passo, segundo ele, foi a contratação da Consultoria Lixo Zero, que contou com uma equipe de especialistas na gestão de resíduos certificada pela ILZB.

A partir das diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos, foi desenvolvido um diagnóstico e planejamento para que o Ilha de Toque Toque fosse capaz de trabalhar de modo correto o ciclo de vida de seus resíduos até o descarte final.

“O mais importante é que a maior parte do material deixa de ser lixo e vira  matéria-prima”, complementa Pavão. Em abril de 2019 uma equipe do CLZ esteve no hotel para implementar as mudanças sugeridas no diagnóstico inicial e treinar as equipes por setor.

Entre as ações mais importantes foi a criação da Estação Lixo Zero como o destino principal de todo os resíduos gerados pelo hotel. A estação foi construída em madeira e o espaço foi adaptado para recebê-la.

A estação possui 4 compartimentos maiores destinados ao armazenamento de plástico(2), metal e alumínio(1) e papel(1). Além disso, possui compartimentos individualizados para vidro, papelão, jornais e revistas, papel sulfite e de escritório, óleo de cozinha usado, pilhas e baterias, estopas e pincéis, cerâmica quebrada e vidro quebrado. Todos os compartimentos são identificados com sua respectiva placa e os resíduos encaminhados à Estação são segregados e depositados no compartimento correto.

Os resíduos recicláveis são recolhidos em sacos azuis e, a principio, encaminhados para a coleta seletiva da Marquise Ambiental. Estes materiais serão previamente triados e recolhidos na coleta seletivas e armazenados até que seja feito um acordo para venda ou doação. Com isso, torna-se possível agregar valor a esse lixo de modo que até 70% de todo o material coletado possa ser vendido.

Nas lixeiras externas do hotel também foram colocadas as placas de rejeito e recicláveis para orientar os coletores da Marquise Ambiental. A equipe de jardinagem do hotel   tem camiseta “Sou Lixo Zero” para identifica-la e lembrar aos hóspedes e colaboradores do Programa Lixo Zero implantado.

Fazem parte também da Estação dois contentores de 120 litros que são usados para orgânicos e para rejeito. Os orgânicos seguirão para a compostagem. A cozinha é o setor do hotel que mais gera resíduos, principalmente orgânicos, onde foi sugerido um residuário de 50 litros com pedal e tampa e sem uso de sacola plástica para que fosse fácil a sua retirada e encaminhamento  para a compostagem.

Outras ações também foram tomadas para a diminuição de resíduos no local como a eliminação de garrafas pet, a redução de 50% do uso de perfex, redução no uso de luvas cirúrgicas, a troca de esponjas sintéticas por buchas vegetais, substituição de toucas de TNT por toucas de pano para cada colaborador, redução de 80% na compra de filme plástico e uso constante de potes com tampas para guardar alimentos.

O hotel adotou medidas para zerar o uso de produtos descartáveis, incluindo os canudos plásticos; substituir os sachês de ketchup, mostarda e maionese por potinhos de cerâmica; ter composteira para depositar todos os resíduos orgânicos gerados no hotel, produzindo o adubo usado na horta do empreendimento; inclusão de uma lixeira exclusivamente o descarte de lixo orgânico em cada uma das suítes; eliminação das lixeiras da recepção, do escritório e da loja, substituindo por uma subestação na frente;  exclusão das garrafas pets no frigobar das suítes, onde também foi colocado um filtro em cada apartamento para oferecer água gratuitamente aos hóspedes.

Relatório Lixo

Cada pessoa produz, em média, cerca de 800 gramas de lixo por dia. Em 2016, segundo o relatório do Banco Mundial, o planeta tinha acumulado dois bilhões de toneladas de resíduos. Esse mesmo estudo avaliou que 1,6 bilhão de toneladas de gases semelhantes ao dióxido de carbono foram gerados, também, em 2016, devido ao processo inadequado de tratamento de lixo, o que é equivalente a 5% das emissões de gases no mundo.

O relatório apontou que se nada for feito até 2050, esse volume de lixo deve aumentar em até 70%, ou seja, algo em torno de 3,4 bilhões de toneladas de lixo gerada anualmente. O Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos(ONU-Habitat) destaca que 99% dos produtos que compramos são descartados num período de aproximadamente seis meses. Neste caso, para acomodar os resíduos gerados por 7,6 bilhões de pessoas seria necessário quase 70% de outro planeta terra.