Cidades Ilhabela

Sociedade Civil promove manifestação nesta terça em Ilhabela

Tamoios News

A sociedade civil organizada de Ilhabela promove uma manifestação nesta terça, às 18 horas, na Praça Coronel Julião, no centro da Vila.

O “Dia do Basta”, conforme foi denominada a manifestação, pretende cobrar mais eficiência e agilidade por parte da prefeitura nas obras de saneamento básico e, também, o afastamento de vereadores, supostamente envolvidos em denúncias de corrupção, que teriam sido citados em delação do empresário Adriano Pereira, preso em maio na Ilha, durante a Operação Prelúdio II.

“É uma manifestação contra a corrupção e a má gestão. As decisões da prefeitura com relação as obras prioritárias para o saneamento básico estão muito vagarosas. A sociedade civil cobra mais agilidade e o fim da corrupção”, disse Simone Hofling, uma das organizadoras do protesto.

Segundo ela, trata-se de uma manifestação apartidária, com a participação de moradores e veranistas, preocupados com um melhor futuro para Ilhabela.  Uma das entidades que estará presente à manifestação é o Movimento Bandeira Verde que foi criado para reivindicar investimentos no combate a poluição das praias da Ilha.

A Câmara de Vereadores da Ilha informou que no caso da delação feita pelo empresário, o legislativo não foi notificado oficialmente sobre qualquer tipo de denúncia envolvendo os vereadores. E, como o caso está sob sigilo, a Câmara não pode se manifestar nesse momento.

A prefeitura não encaminhou até agora nenhuma nota sobre a manifestação prevista para a tarde desta terça(26). Na semana passada, quando houve uma fiscalização do Ministério do Meio Ambiente, Ibama e Cetgesb, na Ilha, a prefeitura divulgou uma nota informando que a atual Administração tem buscado soluções para os problemas históricos de saneamento, lixo e balneabilidade.

A operação deflagrada na última sexta-feira (22), segundo a Prefeitura, foi uma ótima oportunidade para o governo da atual prefeita, Maria das Graças Ferreira, a Gracinha, demonstrar todos os esforços para realizar os grandes investimentos em saneamento, que deveriam ter sido iniciados há décadas no município.