Cidades Ubatuba

Surfista cearense Arthur Silva vence brasileiro profissional de surf em Ubatuba

Tamoios News

O cearense de Fortaleza, Artur Silva, e a paulista de Santos, Júlia Santos, são os campeões brasileiros de surf profissional 2019. Os dois garantiram as conquistas no HD apresenta Surf Trip CBSurf Pro Tour, a terceira e última etapa do Circuito da Confederação Brasileira de Surf, encerrada neste domingo (8), na Praia Grande, em Ubatuba,  que teve como vencedores o pernambucano radicado no Rio de Janeiro, Douglas Silva, e a paranaense de Matinhos, Jessica Bianca.

Com ondas pequenas, a competição chegou a ser interrompida por mais de duas horas para que as condições melhorassem e as decisões foram “recheadas” de emoção. No masculino, Artur comemorou o título da areia, depois que o catarinense Luan Wood perdeu na semifinal. Já entre as mulheres, a disputa foi mais acirrada e definida somente na finalíssima entre Júlia, única atleta (tanto no masculino quanto na feminina) a chegar na final das três etapas este ano, e Camila Cássia, competindo “em casa”.

“Foi tenso demais. Estava ansioso desde cedo. Eu não consegui surfar o que queria, pelas condições do mar, mas estou feliz. É o resultado do trabalho do ano todo e isso foi tudo graças a Deus”, vibrou Artur. “Esse título representa muito. Minha família, meus amigos sabem o quanto eu me dedico. Para o meu estado também foi muito importante e agora levo mais uma conquista para o Ceará”, disse o surfista da Praia do Futuro, que está com 29 anos.

Artur chegou a Ubatuba em grande vantagem e só precisava avançar uma bateria, mas perdeu em sua estreia, ficando em 17º lugar dando a chance de Luan Wood ser campeão, caso vencesse a etapa. O surfista de Santa Catarina chegou à semi e terminou em quinto lugar, não avançando por menos de meio ponto. Já campeão, ele fez questão de lembrar quem mais o incentivou. “Meus pais me ajudaram muito e meu padrinho de surf é o Adillton Mariano, me deu prancha, pagava minhas inscrições. Eles fazem parte desse título”, ressaltou.

Na final, Douglas Silva, com um 7,5, fez a diferença. O catarinense Alex Lima chegou próximo, com o paulista Robson Santos e em quarto, Tiago Silva, que teve a melhor nota do evento, 8,5, ainda nas quartas-de-final. “Quero agradecer a Deus, aos meus patrocinadores e muito à Silvana Lima, que está me dando uma grande força no Rio de Janeiro, uma grande estrutura, sem esquecer uma pessoa muito especial, a minha namorada, sempre comigo”, festejou o competidor de 21 anos.

FEMININA – A nova campeã brasileira, Júlia Santos, também falou da emoção e alegria de chegar ao primeiro título profissional. “Era um título que eu sonhava desde que comecei a surfar. Não tenho como descrever esse sentimento. Quero agradecer muito a Deus, porque passei por umas situações difíceis, me lesionei, fiquei na dúvida se ia conseguir, e Ele foi tão bom que mudou a data do campeonato e deu tempo para me recuperar”, comemorou a surfista de 21 anos.

Júlia Santos vence na categoria feminina. Fotos: MUNIR EL HAGE

“Quero dedicar o título para a minha mãe, que sempre me apoiou, para a toda a minha equipe, principalmente o meu técnico Pedro Souza”, agradeceu a atleta, beijando a tatuagem no braço que tem o nome de sua mãe, Iolanda. “Ela é guerreira”, elogiou. “Eu acreditei até o final, eu sabia que ia ser difícil, por ter a Camila, mas em nenhum momento me intimidei. Sabia que ela só não podia vencer o campeonato. Quando vi que a Jessica tirou um 6, fiquei mais confortável”, contou.

Na disputa pelo título, Tais Almeida, de Saquarema, chegou como líder, mas perdeu logo na estreia, ficando em nono lugar, deixando a disputa para Júlia e Camila Cássia. Na final, surfista de Ubatuba saiu na frente, mas Jessica virou de terceiro para primeiro com uma nota 6,17 e se manteve na ponta até o final.

Camila terminou em segundo e Júlia na sequência, com outra surfista local, Açucena Vaz completando o pódio. “Esse é o meu primeiro ano como profissional, minha primeira vitória. Estava muito confiante nessa etapa, porque eu já morei aqui, surfava muito aqui na Praia Grande e tinha certeza que ia me dar bem. Deu tudo certo”, contou a atleta de 25 anos.

O empresário Marcio Bernardinello, diretor do Grupo STK, que gerencia as redes de lojas Surf Trip, Kyw e Super Tubes, ficou feliz com o sucesso do evento em Ubatuba. As marcas também patrocinaram duas semanas antes a disputa do título paulista na mesma Praia Grande, em parceria com o Grupo Eixo. “Estamos bem satisfeitos. Fizemos vários eventos e fechando com chave de ouro, com um circuito de abrangência nacional, super importante, e a gente espera para 2020 continuar acelerando como foi esse ano”, disse.

No total, a etapa reuniu surfistas de 11 estados. Além de Camila e Açucena, Ubatuba teve como destaques Gabriel Adisaka e Wesley Leite, que terminaram em sétimo lugar, na semifinal, mesma colocação de Kamile Soares. O ranking completo de 2019 estará disponível no site da Confederação Brasileira de Surf, o www.cbsurf.com.br.

O HD apresenta Surf Trip CBSurf Pro Tour teve os apoios de Super Tubes, Kyw, Surf Skate Mag, Surf Trip Tour, Filipe Toledo Surf Store e Atmosfera Incorporadora. Realização da Federação Paulista de Surf e Confederação Brasileira de Surf em parceria com a Associação Ubatuba de Surf (AUS) e Prefeitura Municipal de Ubatuba, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

RESULTADOS

MASCULINO

1 Douglas Silva – PE (RJ)

2 Alex Lima – SC

3 Robson Santos – SP

4 Tiago Silva – PE

5 Luan Wood – SC

5 Samuel Igo – PB

7 Gabriel Adisaka – SP

7 Wesley Leite – SP

 

FEMININO

1 Jessica Bianca – PR

2 Camila Cássia – SP

3 Júlia Santos – SP

4 Açucena Vaz – SP

5 Jülia Duarte – RJ

5 Monik Santos – PE

7 Kayane Reis – RJ

7 Kamile Soares – SP