Cidades Ilhabela

Termina greve no transporte coletivo em Ilhabela

Tamoios News

No final da tarde hoje (28), após audiência de conciliação entre a Expresso Fênix e o Sindicato dos Motoristas do Litoral Norte — no Tribunal Regional do Trabalho — foi encerrada a greve em Ilhabela.

Após acordo entre a empresa e os representantes da categoria, a Expresso Fênix concedeu o aumento de 7,55% nos salários dos funcionários, mesmo sem a anuência da Prefeitura, que apesar de intimada, não compareceu na audiência do TRT.

O aumento de mais 5% nos subsídios dos funcionários terá efeito a partir do dia 1 de fevereiro e, somados ao reajuste inflacionário de 2,55% concedidos em novembro de 2019, chegará a marca de 7,55%. O salário de motorista será de 1.751,40.

“Nós decidimos aceitar o acordo visando o bem estar da população, que necessita do serviço, mesmo que sem a anuência da municipalidade, o que irá gerar desequilíbrio econômico no contrato a partir do próximo mês”, ressalta a concessionária.

A empresa destaca ainda que, economicamente, não tem condições de conferir nenhum outro percentual de reajuste, sem a composição do valor da tarifa de remuneração, que é fixada pela Prefeitura e que peticionará o pleito de reequilibrio ainda nesta semana.

Com isso, chega ao fim a greve que teve início na madrugada de hoje. Segundo a empresa, a partir desta quarta-feira (29), os funcionários deverão voltar ao serviço e as escalas serão restabelecidas, sem prejuízo aos usuários.