Cidades Ubatuba

Termina nesta semana o prazo para pedido de ligação provisória de barracas para o carnaval

Tamoios News

A distribuidora de energia Elektro, que atende Ilhabela e Ubatuba, informa que o prazo para solicitar a ligação provisória de energia de barracas para o período de carnaval termina nesta semana.

Segundo a distribuidora, os pedidos devem ser feitos com  cinco dias úteis de antecedência para as barracas que serão instaladas na área urbana das duas cidades durante o carnaval.  A empresa orienta que as solicitações devem ser feitas nos Espaços de Atendimento Presencial da concessionária.

A Elektro informou ainda que por medida de segurança, somente serão ligadas as barracas que estiveram com padrão de entrada de acordo com as especificações técnicas exigidas, com aterramento instalado adequadamente e mediante alvará de funcionamento e de localização da prefeitura. Caso tenha necessidade de adequação do padrão de entrada, o cliente será comunicado pela concessionária.

Vale destacar que a ligação provisória fornecida pela Elektro é individual, não podendo ser compartilhada. O maior risco para quem não cumpre as orientações é o curto-circuito. A ligação clandestina pode provocar sobrecarga na instalação elétrica e gerar acidentes graves à população.  

Confira a seguir as dicas de segurança:

 Ø A montagem de barracas deve ser feita distante da rede elétrica;

Ø Não faça ligação clandestina para iluminar barracas ou aumentar a iluminação das ruas. O desvio de energia elétrica implica em riscos de segurança e é crime;

Ø Sempre que possível, monte a barraca no mesmo lado da rede elétrica, atendendo ao layout apresentado pela prefeitura no momento do licenciamento;

Ø Verifique se a instalação elétrica interna da barraca está adequada para suportar todos os equipamentos elétricos e a iluminação;

Ø Evite utilizar fios com emendas;

Ø Evite o uso de tomadas tipo “T” ou benjamins – isso pode sobrecarregar e causar curto-circuito na instalação;

Ø Jamais entre em contato com as tomadas ou interruptores de iluminação, caso esteja com as mãos molhadas ou com os pés descalços.

Ø Siga as orientações da Elektro para a instalação do padrão de entrada de energia elétrica que atenda as especificações técnicas exigidas, com aterramento instalado adequadamente para evitar acidentes com a rede elétrica e garantir a segurança da festa.