Cidades Meio Ambiente

Verão no Clima terá início no dia 10

Tamoios News

O projeto Verão no Clima, da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, terá início no próximo dia 10 em todo o Litoral Norte. Na sexta(3) começaram a capacitação dos monitores que atuarão nas praias do litoral paulista até o dia 26 de fevereiro. Serão 31 equipes distribuídas nos 16 municípios participantes.

Realizado em parceria com a administração municipal, a iniciativa conta, este ano, com o patrocínio da Brencorp Consultoria em Meio Ambiente e também com apoio de organizações da sociedade civil. Cada município será responsável por capacitar suas equipes de monitores.

O treinamento vai debater temas como micro lixo, lixo no mar, reutilização e reciclagem, consumo consciente, logística reversa, impacto do lixo na vida dos animais, preservação dos manguezais, animais domésticos na praia e informações sobre dengue e febre amarela.

Os monitores atuarão na abordagem aos frequentadores das praias e ambientes costeiros. O treinamento vai até o dia 9 de janeiro e, no dia seguinte, 10, têm início as ações efetivas do Verão no Clima, que seguirão todos os finais de semana até o Carnaval.

A ideia do projeto Verão no Clima é promover educação ambiental e estimular a mudança do hábito do descarte irregular. Também pretende chamar atenção para a responsabilidade de cada um na preservação do meio ambiente.

Participam do projeto os municípios da Baixada Santista (Santos, Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, São Vicente); do litoral norte (Ubatuba, Caraguatatuba, Ilhabela e São Sebastião) e, do litoral sul (Iguape, Cananeia e Ilha Comprida).

Em todo o litoral paulista serão 31 equipes distribuídas nos 16 municípios participantes. Os 14 monitores de São Sebastião vão orientar turistas e moradores nas praias de Maresias (Costa Sul) e Cigarras (Costa Norte), aos fins de semana (sextas, sábados e domingos), em dois períodos, das 9h às 13h e das 13h às 17h, abordando o descarte correto de lixo e as causas e consequências, quando descartado de maneira incorreta ao meio ambiente.

Em São Sebastião, o Projeto Verão no Clima, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente é promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), em parceria com o Programa de Educação Ambiental (PEA) da Companhia Docas – Porto São Sebastião, Instituto Argonauta, Instituto Supereco e o artista plástico, Samuel Costa.

Haverá ainda informações e ações nas redes  sociais:
Facebook –https://www.facebook.com/VeraoNoClima/
Instagram – https://www.instagram.com/veraonoclima/
Site – https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/veraonoclima/

Confira a agenda de treinamento nos municípios.

MunicípioDiaHorárioLocalParceria
Caraguatatuba
04/jan09hPalestra ArgonautasPrefeitura de Caraguatatuba
Ilhabela
04/janPaço MunicipalPrefeitura de Ilhabela
08/janPaço MunicipalPrefeitura de Ilhabela