Caraguatatuba Cidades

Vídeo: Policia Ambiental usa drone para fiscalizar danos ambientais no Litoral Norte

Tamoios News

A Polícia Ambiental, durante a “Operação Verão”,  utilizando um drone, conhecido como “dronepol”, está  fiscalizando áreas no Litoral Norte onde ocorrem desmatamento da flora nativa e outras degradações ambientais, devido ao crescimento desordenado e invasões de áreas de mata atlântica.

 

Utilizando o instrumento foi realizada fiscalização ambiental no bairro Canta Galo, município de Caraguatatuba, local alvo de diversas denúncias de desmatamento, bem como encontra-se embargada judicialmente pelo Ministério Público do Estado.

Com a utilização da nova ferramenta (drone), foi possível visualizar duas intervenções recentes na vegetação, com o apoio de outra viatura ambiental foram elaborados 5 autos de infração ambiental com fulcro nos art. 49, 53 e 75 da Resolução SMA nº 48/14.

Foi constatado corte de cinco exemplares arbóreos nativos isolados, dois descumprimentos de embargo de área/atividade e o impedimento da regeneração natural, totalizando 0,188 ha de área autuada e multa de R$ 44.300,00.

A ocorrência foi apresentada no DP pelo cometimento dos crimes ambientais tipificados pelos art. 38-a e 48 da lei federal 9605/98 e o art. 330 do CP. Denúncias podem ser feitas pelo telefone (12)3886-2200