Caraguatatuba Cidades

Vídeo: Prefeitura “rompe” braço da Lagoa Azul para evitar alagamentos no Capricórnio

Tamoios News

O “braço de areia” que separa a Lagoa Azul do mar, na praia do Capricórnio, em Caraguatatuba, foi “rompido” na manhã desta quinta-feira(13), por uma máquina da prefeitura, para facilitar o escoamento do Rio Massaguaçu e evitar alagamentos no bairro.

Veja o vídeo feito por Raquel Gonçalves na manhã desta quinta(13):

Segundo Raquel Gonçalves, o rompimento teria ocorrido pela manhã, conforme teria informado um salva-vidas que trabalha no local. A “força das águas” que chegam do Rio Massaguaçu,  em direção ao mar,  é impressionante.

Mesmo com o fim das chuvas, é grande o volume das águas, que desce das encostas da serra do mar em direção aos rios da região.

O fotógrafo Jules Verne, que mora no Capricórnio, afirmou que o rompimento do braço de terra sempre é feito pela prefeitura para facilitar o escoamento das águas do rio.

A medida tem como objetivo facilitar o escoamento das águas dos rios e impedir alagamentos no bairro Capricórnio 2.

Em épocas de chuvas fortes a prefeitura sempre “abre” o braço de terra para facilitar escoamento das águas e evitar alagamentos, que antigamente, inundava até mesmo as pistas da Rio-Santos, no bairro do Getuba.

Quando chove e a maré fica alta,prefeitura “rasga” braço de areia para escoar a água e evitar enchente. Foto: Jules Verne

A prefeitura fez algumas intervenções no local e os alagamentos na pista não vem mais ocorrendo.

A Lagoa Azul é uma das atrações turísticas da cidade, mas ultimamente está com suas águas poluídas, conforme avaliação feita semanalmente pela Cetesb(Companhia Ambiental de São Paulo).