Cidades Ubatuba

Vídeos: Ambiental faz soltura de duas raias ameaçadas de extinção em Ubatuba

Tamoios News

As espécies estavam presas em uma rede de pesca irregular, armada em local proibido

A Polícia Ambiental fez a soltura de duas raias, das espécies Raia-Viola (Rhinobatos Percellens) e a Raia-Ticonha (Rhinoptera Bonasus), ambas ameaçadas de extinção, durante patrulhamento na Ilha dos Porcos, em Ubatuba.

Durante um patrulhamento marítimo pela área costeira do município os policiais ambientais localizaram uma rede de pesca em local proibido nas proximidades da ilha dos porcos.

Veja vídeo da soltura das raias:

A rede de pesca, com 600 metros de comprimento, do tipo emalhe armada na superfície (boiada), foi constatada próxima a costeira, em local proibido, no interior de Área de Proteção Ambiental Marinha Litoral Norte. Em vistoria, também foi constatado que o petrecho não possuía qualquer identificação e sinalização, tornando-o assim um petrecho não permitido.

Veja vídeo sobre a soltura da outra raia:

No momento da retirada da rede, foram identificados vários animais marinhos enroscados, ainda vivos, como crustáceos e peixes, os quais foram imediatamente devolvidos ao seu habitat natural.

Na ocasião também foi realizada a soltura de duas espécies de Raias, ambas em risco de extinção, a Raia-Viola (Rhinobatos Percellens) e a Raia-Ticonha (Rhinoptera Bonasus). No momento da retirada da rede, não haviam pessoas pelo local, não sendo possível identificar o responsável, configurando Crime Ambiental, sendo imediatamente apreendida para posterior destruição.