Condições das praias Ubatuba

Cresce a poluição em Picinguaba, um dos locais mais visitados do Litoral Norte

Tamoios News
Picinguaba, em Ubatuba, continua recebendo turistas franceses

A Vila de Picinguaba, que no passado foi um reduto de políticos famosos, como os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Lula, continua sendo um dos locais mais visitados do Litoral Norte. Picinguaba, que em tupi-guarani, significa “refúgio de peixes”, vem sendo ameaçada pela crescente poluição de sua praia

Por Salim Burihan

A Vila de Picinguaba, que fica a 40 Km do centro de Ubatuba, próximo a divisa com o Rio de janeiro, é um verdadeiro paraíso a beira mar.

Trata-se de uma tradicional vila de pescadores caiçaras, que apesar da sua simplicidade, foi e é frequentada por gente famosa como Fernando Henrique Cardoso, Eduardo Suplicy e até Lula, entre outros.

É um verdadeiro refúgio a beira mar, rodeado por praias incríveis e mata atlântica preservada. Um lugar dos mais tranquilos, que foi tombado pelo Condephaat, em 1983.

Vivem no local, cerca de 130 famílias, a maioria, de caiçaras. Mais ou menos 600 pessoas vivem no bairro,  a maioria, vive da pesca artesanal e do turismo, entre eles, os passeios de barco, programados até a Ilha das Couves.

Para chegar até a Vila de Picinguaba, basta entrar no km 11 da rodovia Rio-Santos, O acesso até a vila é feito por uma estradinha, estreita e de curvas sinuosas, de cerca de 3 km.

É uma vila de gente humilde e muito acolhedora. Apesar de ser um lugar simples, é um dos locais mais visitados por turistas estrangeiros na região.

O que vem chamando a atenção em Picinguaba é a crescente poluição de sua praia. Em 37 semanas deste ano, de janeiro a ao último dia 19, a praia da vila esteve imprópria para banho 26 semanas.

Picinguaba é a segunda praia mais poluída de Ubatuba, perdendo apenas para a praia do Itaguá, no centro, que foi apontada como imprópria para banho em todas as 37 semanas.

Os dados são da Cetesb(Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), responsável pela avaliação da balneabilidade das praias do Litoral Norte.

Picinguaba não tem rede de esgoto. A poluição da praia é provocada pelo lançamento de esgoto. E isso, vem prejudicado, e muito, a qualidade de suas águas. Algo precisa ser feito, para reduzir essa poluição.

Patrícia, presidente da Associação dos moradores da Vila de Picinguaba, conta que há 30 anos os moradores lutam pelo saneamento básico. Tudo, no entanto, depende do Estado e da prefeitura de Ubatuba.

Apesar da reivindicação ser antiga, Patrícia, não gosta muito de falar sobre esse assunto. Ela teme que esse tipo de “notícia” pode prejudicar a vila.

Segundo ela, haverá eleição da nova diretoria da associação e esse, e outros assuntos, deverão ganhar novos rumos.

Prefeitura

A Prefeitura tenta encontrar alternativas para reduzir a poluição que vem atingindo a praia da vila.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Wilber Cardoso, a prefeitura tenta “recuperar” uma verba que havia sido destinada à administração anterior pelo Fehidro( Fundo Estadual de Recursos Hídricos).

“Estamos tentando recuperar o dinheiro liberado anteriormente pelo Fehidro para investir em Picinguaba. Quando essa verba for liberada iremos investir no bairro”, comentou.

Sabesp

A Sabesp informou através de nota que  mantém o interesse de investir em Ubatuba e vem discutindo com a prefeitura municipal a renovação do contrato para a prestação de serviços na cidade.

A empresa informou ainda que o contrato trará investimentos e obras necessárias para atender, de forma paulatina, os diferentes bairros de Ubatuba.

Segundo a empresa, o saneamento básico tem relação direta com a melhoria da qualidade de vida população local e flutuante, além de auxiliar na melhoria da balneabilidade das praias.

Com relação ao Relatório de Qualidade das Praias da Cetesb, a Sabesp alegou que o investimento em saneamento foi fundamental para o aumento do número de praias próprias para banho no Litoral Norte, que saltou de 33, em 2011, para 56, em 2016.

De acordo com a empresa, o relatório demonstra ainda que no mesmo período houve redução dos pontos com amostragens ruins ou péssimas: de 44 para 21 – uma queda de 52%.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.