Cetesb Condições das praias Ilhabela

Ilhabela: Cetesb vai explicar aos comerciantes como é feita a avaliação da qualidade das águas

Tamoios News

A diretora-presidente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), Patrícia Iglecias, recebeu nesta terça(12), o prefeito do município de Ilhabela, Márcio Tenório.

Fotos: José Jorge Neto(Cetesb)

A reunião abordou pontos importantes para o desenvolvimento de uma agenda ambiental na cidade. “A CETESB acompanhará e analisará todas as obras propostas pelo município,” esclareceu Patrícia.

A presidente salientou a importância da identificação dos poluidores difusos. “As ações de fiscalização e controle são fundamentais. O resultado da balneabilidade é o reflexo dos problemas existentes,” explica.

A CETESB vai, como forma de colaboração, ministrar um encontro, voltado para todos ilhabelenses, em especial, aos diretamente ligados aos setores de bares, restaurantes, hotéis e pousadas, com a finalidade de sanar dúvidas referentes ao boletim de balneabilidade, à importância das coletas de água do mar e à sistemática de avaliação.

“O atual Governo preza pela eficiência e agilidade na gestão. Ilhabela está no caminho certo,” finaliza Patrícia.

A reunião foi acompanhada pelo diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental da CETESB, Carlos Roberto dos Santos, e pelo assistente executivo, Eduardo Luís Serpa. Por Cristina Couto(Cetesb).

Prefeitura

A prefeitura informou que Tenório conseguiu firmar compromisso com a diretora presidente da Cetesb para assinatura de um Termo de Cooperação visando a implantação de Laboratório de Análises físico-químicas e microbiológicas no município.

Segundo a prefeitura, para a montagem do laboratório, a Cetesb fornecerá apoio tecnológico, realizará o treinamento e capacitação de dois técnicos (que serão indicados pela Prefeitura) e a certificação do laboratório.

Inicialmente, o laboratório realizará análises microbiológicas de águas coletadas em córregos, cachoeiras, valas de drenagem e oceano. Posteriormente, serão analisadas as areias coletadas nas praias, e em um terceiro momento serão realizadas análises físico-químicas das águas.

“É uma grande vitória, porque com o laboratório poderemos contar com uma excepcional ferramenta para monitorar a qualidade das águas e a balneabilidade das praias, intensificando a fiscalização e implementando as medidas cabíveis para proteger ainda mais o nosso meio ambiente e a saúde da nossa população”, afirmou Tenório.

A prefeitura informou ainda que outras importantes demandas de Ilhabela na reunião, como as solicitações de prioridade para o licenciamento e liberação da continuidade das obras de Gestão de Rede de esgoto no Itaquanduba e do Polo Esportivo de Ilhabela, o PEI da Praia Grande.

Tenório também solicitou que a Cetesb avalie a possibilidade de realizar obras de coleta de esgoto nos núcleos do maior Projeto de Regularização Fundiária e Habitacional da história da cidade, lançado em 2017, que se encontram em fase avançada de legalização. Com isso o prefeito quer antecipar as obras de infraestrutura sanitária, parte integrante dos processos de legalização. Assim, os bairros do Morro dos Mineiros e Cantagalo terão prioridade para implementação da coleta de esgoto, uma vez que as duas localidades foram contempladas pelos projetos fornecidos recentemente pela Sabesp.

Tenório também aproveitou a reunião para apresentar as novas estruturas para captação, adução, reservação e distribuição de água na cidade, para que, com os projetos entregues pela Sabesp, a Cetesb dê celeridade nos processos de licenciamento ambiental de todos eles.

O prefeito reivindicou também atenção à comunidade tradicional do Bonete. Tenório solicitou um parecer sobre o sistema de geração de energia elétrica do Bonete, que não possui licenças ambientais mas precisa passar por manutenção e adequação, para definição do local de instalação da turbina, que deverá ser revisto. De imediato, a Cetesb solicitou a listagem das atividades, especificação do equipamento e periféricos e projeto do local da instalação, com informações sobre as intervenções no corpo hídrico e eventualmente em áreas de preservação permanente.

Tenório também tratou do projeto de implantação de uma cooperativa de pesca, que deverá ser abastecida por pescados vindos das comunidades tradicionais, passará a contar com câmara fria e equipamento gerador de gelo. Sobre o assunto, a Cetesb reiterou a necessidade de licenciamento e prometeu agilizar os processos.

Segundo a prefeitura, a Cetesb se comprometeu ainda a agilizar os trâmites finais para expedição de todas as licenças dos processos solicitados pela prefeitura. E também se prontificou a participar, em Ilhabela, de uma oficina ou reunião técnica aberta, para elucidar questões relativas à balneabilidade das praias.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.