Defesa Civil São Sebastião

São Sebastião: Defesa Civil fará simulado de evacuação de área de risco no Itatinga

Tamoios News

Dentro das atividades da 1ª Semana Sebastianense de Prevenção a Desastres, a Defesa Civil de São Sebastião promoverá, neste sábado (09), a partir das 9h, no bairro Itatinga, o primeiro simulado de evacuação de área de risco, com o objetivo de preparar a comunidade para ocorrências típicas do período de verão.

A ação vai simular o deslocamento emergencial de pessoas que moram em áreas consideradas de risco, e capacitar os moradores e técnicos para agirem de maneira eficaz em momentos de precisão.

Durante as atividades, as equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e SAMU, apresentarão uma situação de soterramento, com o resgate de sete vitimas na Rua Antônio Tenório e na Travessa Francisco Tenório. Além disso, haverá identificação de outros pontos de movimentação de solo por equipes municipais e acionamento da Defesa Civil para vistoria.

Uma via do bairro será interditada, simulando uma cena de alagamento, e das saídas dos moradores de casa até o deslocamento, com o trajeto realizado por ônibus até o posto de abrigo, na escola municipal da Topolândia.

O simulado envolverá o trabalho integrado de todas as secretarias municipais, em conjunto com o Governo do Estado de São Paulo. A Secretaria de Saúde estará responsável pela realização do serviço de consultas médicas a população. As secretarias de Esporte e Turismo ficarão reesposáveis pela área de recreação.

Já a Secretaria de Desenvolvimento Social vai realizar o cadastro social das vitimas desalojadas. O Fundo Social de Solidariedade estará presente no centro comunitário, também no bairro da Topolândia, realizando o serviço de triagem e depósito de donativos para resgate humanitário.

De acordo com a Defesa Civil, o Centro de Controle de Zoonoses também estará presente na ação, realizando o resgate dos animais domésticos. Será montado um gabinete de crise, onde toda a ação de treinamento será acompanhada, e todas as equipes serão avaliadas pela Casa Militar do governo do Estado.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.