Dengue Litoral Norte

Caraguá e São Sebastião intensificam ações contra a dengue no fim de semana

Tamoios News

As duas cidades com maior número de casos de dengue, Caraguá, com 660 casos e São Sebastião com cerca de 160 registros, farão ações especiais no fim de semana para combater os criadouros e ampliam os atendimentos à população. A população deve colaborar, pois somente com a ajuda dela as prefeituras conseguirão sucesso em suas ações e as cidades se livrarem dos riscos da doença.

Caraguatatuba intensifica ainda mais as ações de controle e combate à dengue neste final de semana (26/04). O foco destes reforços, desta vez, será o bairro Rio do Ouro, que receberá uma ação conjunta das Secretarias de Saúde, Serviços Públicos, Urbanismo e Meio Ambiente.

Agentes de controle de zoonoses, agentes comunitários de saúde e fiscais passarão pelo bairro para realização de nebulização, com a retirada de criadouros do Aedes aegypti e aplicação de multas, se necessário.

A Prefeitura de Caraguatatuba solicita aos moradores que façam uma limpeza nos quintais e dentro de casa para a retirada de objetos que possam vir a acumular água. Os objetos inservíveis que podem ser descartados devem ser colocados na frente das casas para serem recolhidos.

Na sexta(26), o bairro Travessão recebeu nebulização veicular, após passar por bloqueio mecânico durante a semana. Ações com nebulizadores costais também foram realizadas no bairro Jardim Primavera. O bairro Rio do Ouro recebeu bloqueio mecânico nesta sexta-feira para ser preparado para as ações com o nebulizador costal deste sábado.  

De janeiro a abril de 2019, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, já imunizou mais de três mil imóveis com nebulizadores costais. O nebulizador veicular já passou por 200 quarteirões e dez mil imóveis já foram vistoriados.

Desde a última quarta (24, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, passou a distribuir repelentes a pacientes que estão entre casos confirmados de dengue. A medida foi tomada, pois, conforme recomendação do Ministério da Saúde, existe um período de viremia, no qual estes pacientes podem infectar outros mosquitos, aumentando assim o risco de novas pessoas serem infectadas.

Segundo o coordenador do CCZ, biólogo Ricardo Fernandes, este período dura de três a sete dias, durante o tempo em que o paciente está sofrendo os sintomas. Para evitar que o paciente seja canal de novas transmissões da doença, pacientes com dengue diagnosticada sairão da UPA com repelentes.

Carreta da Saúde

Além deste reforço, para melhor atender a população, neste período epidemiológico, a Prefeitura de Caraguatatuba trouxe ao município a Carreta da Saúde (Doutor da Gente) com atendimento médico 24 horas para este período, instalada logo em frente à UPA.

Também com foco no acolhimento a estes pacientes, desde a última segunda (22), todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Caraguatatuba seguirão abertas até às 19h para receber, exclusivamente, casos de pacientes com sintomas de dengue, a partir das 17h, além do atendimento de rotina. A única exceção é a UBS Tabatinga, que segue encerrando o expediente às 17h.

Segundo a Secretaria de Saúde, a triagem continua sendo feita pela UPA, porém, após identificado qualquer sintoma de dengue, este paciente é encaminhado para a unidade móvel, onde recebe atendimento médico, passa pela coleta de sangue, recebe hidratação e medicação no próprio local.

Para reforçar ainda mais o acolhimento e dar mais conforto aos pacientes que procuram pela UPA Central, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, instalou mais 10 camas de internação no 1º andar do prédio, nas antigas instalações do Ceami. Para hidratação, o local conta também com 16 cadeiras e outras seis poltronas.

Operação Bota-fora

Nesta semana, as operações Bota-fora, realizadas pela Secretaria de Serviços Públicos em parceria com a Secretaria de Saúde, foram concentradas nos bairros Casa Branca e Olaria, entre os dias 22 e 23. A previsão é de que até o final da semana, os trabalhos de coleta de materiais que possam vir a acumular água, deixados por moradores, passem pelos bairros Olaria, Jardim Terralão e Cidade Jardim.

São Sebastião

Os agentes de endemias de São Sebastião se unem em mais um final de semana de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Neste sábado e domingo, 27 e 28, a partir das 18h, a Vigilância Epidemiológica (VA) intensifica as ações em diversas áreas da cidade.

O trabalho realizado por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), conta com nebulização veicular, mutirão de limpeza e nebulizador costal.

No sábado, as equipes fazem a nebulização nas escolas dos bairros Morro do Abrigo, Pontal da Cruz e Porto Grade, além de atuar nas áreas do Itatinga e Olaria, com mutirão de limpeza em Juquehy.

Já no domingo, a programação tem vaporização de inseticida em Vila Sahy e visita os imóveis para eliminação de criadouros e bloqueio de casos positivos em Maresias.

Nos locais onde a operação ocorre é preciso alguns cuidados. As residências precisam manter portas e janelas abertas, cobrir os alimentos, e as pessoas não devem correr atrás do veículo.

Nebulização nas escolas, confira a lista por bairro:

Morro do Abrigo: EM Prof. Walfrido Maciel Monteiro, EMEI Pingo de Gente e Creche Dona Laurinda.

Pontal da Cruz: EM Profª Maria Francisca Santana de Moura Tavolaro e EMEI Algodão Doce.

Porto Grande: ETEC, FATEC e Colégio Progresso.

 

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.