Dengue São Sebastião

São Sebastião: Cidade tem sete casos de dengue confirmados

Tamoios News

A Prefeitura de São Sebastião informa que até o momento, em 2019, foram notificados 101 casos suspeitos de Dengue. Deste total, 94 tiveram resultados negativos e foram descartados e 7 casos foram positivos. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os casos positivos são dos seguintes bairros: Juquehy (2 casos); Maresias (1 caso); Centro (1 caso); Morro do Abrigo (1 caso) e São Francisco (2 casos). Não há registro de óbito por dengue no Município.

É importante enfatizar que durante o ano todo equipes do setor de Vigilância Epidemiológica realizam trabalhos preventivos de orientação da população com o objetivo de eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

Na semana passada a Sala de Comando Municipal de Combate à Endemias se reuniu para criar ações estratégicas de combate à doença. Esta sala é composta por representantes das secretarias de Governo, Saúde, Educação, Segurança, Serviços Públicos, Meio Ambiente e Obras.

Diariamente a Vigilância Epidemiológica mantém ações de monitoramento dos casos positivos da doença e dos locais com maior índice de infestação do vetor. Com ações como essa é possível identificar rapidamente um aumento significativo de casos por bairro, o que gera possibilidade de programar ações de bloqueio rapidamente.

O bloqueio inclui vistoria em imóveis para identificação e remoção de criadouros e aplicação de inseticida para eliminação dos mosquitos adultos em um raio de 150 metros do local onde foi encontrado o caso positivo.

A Sala de comando definiu ainda ações integradas em relação ao Plano Municipal de Contingência contra a Dengue e outras doenças como a Zika e Chikungunya.

Além das ações integradas, a Prefeitura conta com uma novidade para a área assistencial, um teste rápido para casos suspeitos de dengue, disponível em todas as unidades básicas, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Pronto Atendimento (PA) de Boiçucanga.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, o resultado do teste fica pronto em 15 minutos, mas funciona apenas para pessoas que estejam nos três primeiros dias de início dos sintomas, quando é considerada fase aguda. Fora desse prazo é preciso realizar o exame de sangue convencional, que é enviado para o Instituto Adolfo Lutz e fica pronto de 15 a 20 dias. De qualquer forma o paciente já é tratado como um caso de dengue.

A Administração Municipal reforça também a importância da população fazer o descarte correto do lixo, e vistoriar as residências sobre os locais onde possivelmente possam se tornar criadouros do mosquito aedes Aegypti.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.