Dengue Ubatuba

Ubatuba: Vigilância confirma cinco casos de dengue e 33 em investigação

Tamoios News

A Vigilância em Saúde de Ubatuba recebeu os resultados de exames NS1 que confirmaram cinco casos de dengue na cidade. Quatro deles são autóctones, isto é, de dengue contraída no município: uma criança de 4 anos, moradora do Taquaral, um adolescente de 13 anos, morador do Ipiranguinha, um adulto de 31 anos, morador do Itaguá, e uma adulta de 52 anos, moradora da Enseada. Já o quinto caso é importado, de um adulto de 59 anos, morador da Marafunda, com local provável de infecção no estado do Tocantins.

Segundo o balanço da Vigilância Epidemiológica divulgado nesta segunda(18), há um total de 39 casos notificados da doença em 2019, dos quais um foi descartado laboratorialmente e 33 aguardam resultado de exame, além dos cinco confirmados.

A equipe da Vigilância em Saúde continua as ações de monitoramento dos focos de dengue e de orientação sobre o combate e prevenção da doença. Entre os dias 11 e 16 de fevereiro, os agentes de endemias participaram da Semana Estadual de Mobilização Contra a Dengue, concentrando suas atividades na região Oeste de Ubatuba, iniciando pelo bairro do Mato Dentro em direção ao Ipiranguinha. As ações incluíram arrastões de eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, panfletagens, vistorias em residências e estabelecimentos públicos e comerciais.

Já na manhã da sexta-feira, 15, equipes de saúde de Ubatuba receberam treinamento sobre o manejo clínico do fluxo da dengue. A capacitação reuniu médicos e enfermeiros de toda a rede de saúde, incluindo equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), pronto-atendimentos, aldeias e Santa Casa.

 

Cuidados

 

A Prefeitura de Ubatuba pede que a população reforce as ações de eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, que, além da dengue, é transmissor também de zika, chikungunya e febre amarela. Para isso, todo recipiente que possa acumular água deve ser eliminado ou mantido com a boca para baixo. Isso inclui ralos externos, calhas, caixas d’água, reservatório de água pluvial (chuva), prato de vasos de plantas e mesmo o reservatório de degelo da geladeira.

Em caso de aparecimento de sintomas da dengue como febre, coceira, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor no corpo e nas juntas (articulações) e manchas vermelhas pelo corpo,  beba muito líquido e procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa. Não deixe de fazer o retorno para realização do exame laboratorial, conforme a orientação médica. e não tome medicamentos à base de salicilatos, como aspirina ou AAS, que podem aumentar o risco de agravamento de hemorragias decorrentes da doença.

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.