Dersa São Sebastião

São Sebastião: Dersa deve entregar nesta quarta(16) o catamarã exclusivo para travessia de pedestre

Tamoios News

 

A Dersa deve apresentar nesta quarta (16), em São Sebastião,  o LS 2 o primeiro, dos dois catamarãs, que irão operar no transporte exclusivo de pedestres na travessia São Sebastião/Ilhabela. A entrega da embarcação pela Dersa deveria ter sido feita em dezembro, antes do início da temporada de verão. O atraso se deve a problemas com a empresa que estava fazendo a reforma das duas embarcações. A embarcação chegou na tarde, desta terça(15), em São Sebastião.

 

O catamarã terá capacidade para transportar 340 pessoas e 50 bicicletas. A assessoria de imprensa da Dersa informou na tarde desta terça(15), que a embarcação ainda estaria sendo preparada para entrar em serviço, mas que, ainda não estaria definido o horário da entrega.. Não se sabe, também, se o catamarã entrará em operação de imediato, pois os piers para atracação desse tipo de embarcação ainda não estavam concluídos.

 

A segunda embarcação, a LS-04, já teve 50% da reforma concluída, porém a empresa que realizava os trabalhos não cumpriu com as obrigações legais e teve o seu contrato rescindido. A Dersa estaria tomando as medidas legais para dar andamento ao processo licitatório para a reforma. Por isso ainda não há uma previsão de quando a embarcação deverá ser entregue em Ilhabela.

 

Informações extraoficiais dão conta de que o secretário de Transportes, João Octaviano e o presidente da Dersa, Milton Pesoli. estarão em São Sebastião, para participar da entrega do catamarã, previsto para ocorrer às 15h30, ocasião em que, deverão conversar com os  prefeitos de São Sebastião e Ilhabela, sobre o plano da Dersa para a travessia entre as duas cidades durante o carnaval 2019.

 

O uso do catamarã irá proporcionar um aumento de 20% no número de veículos transportados pelas balsas, além de agilizar as operações das embarcações durante a travessia. Não foi informado se o serviço será cobrado gratuito ou gratuito.

 

Catamarãs

 

Os catamarãs LS 2 e LS 4, que serão utilizados na travessia de pedestres entre São Sebastião e Ilhabela, foram adquiridos pelo Estado em 2012 e estão sendo reformados.

A LS 02 custou, na época, R$ 6,7 milhões. A embarcação, apelidada de “Sereia”, tem capacidade para 370 passageiros, é fechada e equipada com ar condicionado, possui poltronas com encosto de cabeça e aparelhos de TV.

Construída em fibra de vidro, utilizada em aviões de grande porte, a LS 02 possui casco duplo, o que garante navegação com maior estabilidade. A LS 02, construída em plástico reforçado com fibra de vidro (PRFV), tem 29,50 metros de comprimento, 9,50 metros de largura e 2,70 metros de altura.

A embarcação foi utilizada na travessia Santos/Vicente de Carvalho, pertencente ao Sistema de Travessias Litorâneas da DERSA. Em 2017, passou por serviços de reforma,  modernização, translado e docagem da embarcação de passageiro e renovação do Certificado de Segurança da Navegação (CSN).

A LS 4 foi construída em 2013, também tem capacidade para 370 passageiros e 50 bicicletas. A embarcação, que ainda não recebeu “apelido”, também operava desde 2013 na travessia entre santos e Vicente de Carvalho, no Guarujá. .

As duas embarcações são mais leve que as utilizadas até 2011 na travessia de passageiros pela DERSA. A LS 2 é equipada com motores de menor potência e consome menos combustível. A manutenção é feita em prazo menor que o das embarcações anteriores.

A operação de embarque e o desembarque de passageiros é fácil e rápida. O legal é que ela possui acesso separado para pedestres e ciclistas. O bicicletário da LS 2 tem capacidade para 50 bicicletas.

2 Comentários

  • Muito bom, aliviará as balsas no caso de segurança com pedestres. Espero que ela possa atuar nas maiorias de atracadouro na Ilhabela.

  • Dersa, sem competência alguma pra administrar travessias, investimento zero, tarifas altas, os usuários ficarem mais de 4 horas na fila da atravessa S. Sebastião/ Ilhabela é corriqueiro, isso acontece a décadas e não tomam nenhuma providência, população é que sofre com o descaso, sem nenhum apoio para quem está na fila a horas sem banheiro, água, com crianças no carro num sol escaldante, BANDO DE INCOMPETENTES…

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.