Eleições 2020 Litoral Norte

Cartórios eleitorais terão plantão no sábado e domingo para biometria

Tamoios News

A Justiça Eleitoral paulista realiza o último plantão do ano neste fim de semana, no sábado (14) e domingo (15). A ação vai abranger somente os 319 municípios onde a biometria é obrigatória, com encerramento em 19 de dezembro. Nessas localidades, o eleitor que ainda não cadastrou suas digitais pode aproveitar a oportunidade e resolver a pendência, evitando o cancelamento do título.

Os cartórios eleitorais e postos de atendimento dessas cidades abrirão, tanto no sábado quanto no domingo, das 8 às 14 horas. O eleitor pode realizar agendamento na internet, para maior comodidade.

Entre as cidades da lista, Itapecerica da Serra tem baixo comparecimento, com 64,4% do eleitorado cadastrado. Outros municípios com baixo índice de eleitores com biometria são Hortolândia (67,1%), Ferraz de Vasconcelos (67,2%) e Taboão da Serra (69,5%).

Desde o mês de abril, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) tem promovido plantões em alguns fins de semana e feriados, buscando facilitar o comparecimento do cidadão que não tem disponibilidade durante a semana, no horário convencional de funcionamento das unidades. Apenas no mês de novembro foram realizados cinco plantões, sendo que o do dia 9 recebeu 43.895 pessoas.

Documentos

Para fazer o cadastramento das digitais, é necessário apresentar documento oficial e original de identificação, comprovante de residência recente e título de eleitor, se tiver.