Energia Elétrica Litoral Norte

Contas de luz ficam 15,13% mais caras a partir de amanhã(23) em Caraguá e São Sebastião

Tamoios News

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) homologou o Reajuste Tarifário Anual a ser aplicado para as unidades consumidoras na área de concessão da EDP em São Paulo, distribuidora que atende mais de 1,8 milhão de clientes em 28 municípios do Estado, entre eles, Caraguá e São Sebastião..

A tarifa que passa a vigorar para a energia elétrica consumida a partir desta terça(23) terá reajuste médio de 16,12%. Para indústria e grande varejistas o aumento será de  17,84%. Para pequenos comércios e residências o reajuste será de 15,13%.

O reajuste anual decorre da atualização dos custos de geração, transmissão e distribuição da energia elétrica, assim como dos encargos setoriais, conforme regras estabelecidas pela ANEEL. A parte que cabe à EDP representa aproximadamente 2% do total da variação.

O fornecimento de energia elétrica é essencial no dia a dia da sociedade, para a utilização nas residências ou nos diversos segmentos da economia, razão pela qual torna-se fundamental aplicação do reajuste anual, de maneira a garantir a manutenção de um serviço de qualidade e a expansão do sistema elétrico com os necessários investimentos por parte da EDP.

O reflexo do reajuste

Os principais fatores que impactaram o reajuste foram:

Ø  Cerca de 8 pontos percentuais – o cenário hidrológico desfavorável, ou seja, devido à ausência de chuvas, foi necessária a compra de energia gerada por usinas térmicas, cujo custo é mais elevado;

Ø  Aproximadamente 3 pontos percentuais – compra de energia da UHE Itaipu, negociada em dólares

Ø Por volta de 5 pontos percentuais – encargos setoriais, notadamente os subsídios concedidos, por determinação legal, para clientes que adquirem energia de fontes incentivadas, clientes rurais, entre outros.

Com a nova tarifa, uma conta que custava R$ 100,00 passará a custar R$ 116,12. Desse total, R$ 19,47 serão destinados à EDP para cobrir os custos de operação, manutenção e investimentos. Outros R$ 39,12 são dedicados às despesas com geração de energia e R$ 8,98 para as despesas de transmissão da energia. Os encargos setoriais respondem por R$ 23,17 enquanto os impostos e tributos ficam com R$ 25,36 do total faturado.

Confira a composição da tarifa de energia da EDP:

Bandeiras Tarifárias   

As Bandeiras Taifárias foram criadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para refletir na fatura mensal do consumidor o custo de geração da energia. Até 2015, todo o aumento deste gasto após o reajuste tarifário era reunido para repasse ao consumidor no próximo ano. Com a vigência das Bandeiras, parte do custo da geração passou a ser cobrado mensalmente do cliente, evitando o acúmulo excessivo de valores.

Além disso, a sinalização mensal é divulgada antecipadamente pela Aneel e possibilita ao consumidor a oportunidade de adaptar seu consumo mensal para reduzir o valor a ser cobrado.

Atualmente as Bandeiras Tarifárias cobrem 50% dos custos adicionais com geração de energia decorrentes do acionamento de usinas térmicas. Caso não estivessem vigentes, o valor médio do reajuste anual da Distribuidora, em 2018, seria 6,7 pontos percentuais maior que o registrado.

 

Investimentos da EDP em São Paulo

Com a parcela da tarifa de energia que compete à EDP são realizados os investimentos na área de concessão, além do pagamento de custos operacionais da Empresa. Somente em 2018, a Distribuidora investirá um total de R$ 300 milhões nos 28 munícios de atuação, valor 14% maior do que o realizado em 2017.

Aqui no Litoral Norte a EDP distribuidora de energia elétrica de Caraguatatuba e São Sebastião, investiu R$ 9 milhões na região, entre os meses de janeiro e agosto de 2018, com foco na expansão, modernização da rede elétrica, infraestrutura e atendimento ao cliente.

Os recursos de infraestrutura da rede elétrica foram usados para ações como a implantação de 22 quilômetros de cabos de média e baixa tensão com tecnologia que permite maior proteção contra agentes externos, como vegetação, pipas e objetos lançados, principalmente em dias de temporais. Ao todo, entre janeiro e agosto, mais de 90 mil pessoas passaram a ser beneficiadas pelas melhorias.

Destaque também para as redes inteligentes instaladas no bairro Juquehy, em São Sebastião e no bairro Jorgim Mar, em Caraguatatuba. Com a nova tecnologia, mais de 2 mil habitantes estão conectados com uma energia mais segurança e de qualidade, monitorada em tempo real pelo Centro de Operação Integrado (COI) da Companhia.

Além das obras estruturais, a EDP investe em equipamentos que limitam o impacto de eventuais ocorrências, protegendo o sistema e restabelecendo rapidamente o serviço em caso de interrupção no fornecimento.

“Seguimos com a força constante do nosso trabalho para entregar um serviço cada vez mais seguro e confiável nas regiões onde atuamos. Nestes primeiros oito meses do ano, ficamos mais próximos dos nossos clientes, ouvindo as suas necessidades e agindo de acordo com a Cultura EDP, usando Nossa Energia para Cuidar Sempre Melhor“, destaca Marney Antunes, diretor geral da Companhia.

As ações realizadas no período foram planejadas e realizadas para que o sistema elétrico da Distribuidora possa acompanhar o desenvolvimento do Litoral Norte, além de trazer mais confiabilidade e qualidade ao serviço prestado aos consumidores atuais da região.

Modernização

Esses recursos, aplicados na expansão e modernização da rede elétrica, na ampliação de subestações, no combate às perdas e no atendimento ao cliente, irão permitir um serviço de qualidade superior e incrementar a segurança do sistema elétrico.

A EDP registra evolução constante dos seus serviços e os melhores indicadores de qualidade dos últimos dez anos. O valor de DEC (índice que mede a duração das interrupções de fornecimento nos últimos 12 meses) caiu 41% na última década. Com relação ao FEC, que aponta a frequência das ocorrências, também houve redução de 25%.

Nos dois casos, os índices estão bem abaixo do limite estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Atualmente, no Brasil, um cliente fica, em média, 14,35 horas por ano sem energia elétrica. Para os clientes da EDP em São Paulo, este valor é de 7,86 horas por ano, 45% menor do que a média nacional.

A atuação da EDP na área de concessão foi reconhecida com a principal premiação do setor elétrico brasileiro. De acordo com o Prêmio Aneel 2018, a EDP em São Paulo é uma das cinco melhores distribuidoras do Sudeste.

Além disso, a Concessionária também se destacou no Prêmio Abradee, da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), cujos critérios são apurados por meio de institutos de pesquisas, como o ISQP – Índice de Satisfação com a Qualidade Percebida; questionários realizados com consumidores; dados obtidos por meio dos indicadores internos das empresas e relatórios de gestão. Em 2017, a EDP foi premiada na categoria Gestão Operacional por seu desempenho em recuperação e mitigação de perdas, qualidade do sistema, segurança do trabalho, qualidade do faturamento, controle da inadimplência e qualidade do atendimento.

 

1 Comentário

  • Pagamos absurdamente por um serviço que por muitas vezes nos deixa na mão e atrapalha, com as quedas bruscas de energia sempre em períodos curtos durante o dia e a noite, ou seja uma queda atras da outra.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.