Especial São Sebastião

Grupo se reúne em Cambury para ver “chuva de meteoros”

Tamoios News

A maior chuva de meteoros do ano acontece entre sábado(11), domingo(12) e segunda(13 em todo o país

 

Por Salim Burihan

Para apreciar a famosa Chuva de Meteoro Perseidas, que atinge seu ápice na madrugada deste sábado para domingo, a Rede Brotar, de empreendedorismo social, com sede em Cambury, na costa sul de São Sebastião, havia programado a 1ª Observação Astronômica do Litoral Norte na Ilha das Couves, também na costa sul.

O programa, no entanto, foi suspenso devido às condições do mar, cuja previsão é de ondas de até 2,5 metros de altura, que impedem a navegação de barcos até a ilha. Segundo o engenheiro ambiental Luan Harder, da Rede Brotar, o programa foi suspenso por questões de segurança na navegação.

Por causa das condições do mar, haverá um encontro na praia de Cambury, a partir das 22 horas deste sábado, com a presença do astrônomo Gabriel Boderes, de São Paulo, que irá orientar profissionalmente, a observação de constelações e planetas.

Segundo Luan, a Chuva de Meteoros Perseidas será a maior do ano, com uma previsão de incríveis 100 meteoros por hora. E que, apesar de ocorrer todos os anos, em 2018, seu ápice ocorrerá em um final de semana, permitindo que todos possam virar a madrugada acordados observando este espetáculo da natureza.

Luan explica que, neste fim de semana, estaremos também em fase de Lua Nova, ou seja, o brilho reduzido do nosso satélite natural não irá prejudicar a visualização da chuva de meteoros Perseidas, garantindo uma condição perfeita para sua observação.

Ele orienta que os moradores do litoral norte de São Paulo, interessados em assistir a chuva de meteoros, a chuva estará localizada muito próxima da linha do horizonte norte.

“Isso pode prejudicar um pouco a visualização da maior parte dos meteoros, mas ainda assim estima-se que poderão ser vistos a olho nu, sem necessidade de qualquer equipamento, de 10 a 20 meteoros por hora”, informou.

Luan disse ainda que a Rede Brotar programou a observação astronômica na Ilha das Couves porque o programa, de dois dias, incluiria além do transporte, almoço e jantar caiçara, palestras sobre astronomia, yoga, mandalas, trilhas, mergulho e a observação da chuva de meteoros. Tudo isso, por R$ 300,00 por pessoa.

“Infelizmente, tivemos que cancelar e avisar as pessoas, que haviam adquirido os convites antecipadamente, devido as condições do mar. Vamos reunir as pessoas interessadas em ver a chuva de meteoros na praia de Cambury”, contou.

Segundo Luan, o melhor local para se ver a chuva de meteoros Perseidas, será nos picos elevados. Ele disse que vale a pena assistir. A olho nu, pode se ver bem, mas com um telescópio e orientação de um astrônomo será bem melhor.

Rede Brotar

A Rede Brotar opera há um ano, com uma proposta das mais interessantes: promover empreendedorismo com impacto social, gerando renda e emprego.

A empresa trabalha com ecoturismo, agricultura familiar, entre outras coisas. “A gente começou como hobby, mas depois, decidimos criar a empresa”, explicou ele.

A empresa oferece produtos e alimentos orgânicos e artesanais da agricultura familiar, atendendo por encomenda.

São produzidos e comercializados: alface americana, agrião, couve, espinafre, gengibre, alho poró, shimejis, entre outros produtos. Também fornecem ovo, mel e leite de cabra.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.