Esportes São Sebastião

2ª etapa do Circuito Medina de Surf, na Praia de Maresias, confira os resutados

Tamoios News

 Kalany Ratto, Isabela Saldanha, Ryan Kainalo, Sophia Medina e Murillo Coura são os melhores na 2ª etapa do Circuito Medina de Surf, na Praia de Maresias

Mais uma vez o que se viu foi um campeonato de alto nível técnico, apresentando grandes promessas do surf brasileiro. Com sol e ondas de um metro em frente ao Instituto Gabriel Medina (IGM), na Praia de Maresias, em São Sebastião, a 2ª etapa do Circuito Medina de Surf 2018, apresentado por Armarinhos Fernando, conheceu seus vencedores neste domingo (16). Kalany Ratto e Isabela Saldanha foram os melhores na sub15, Ryan Kainalo e Sophia Medina levaram na sub13, enquanto que Murillo Coura faturou entre os caçulas da sub11.

Isabela Saldanha

Ryan e Sophia também fizeram bonito nas categorias acima, ficando na segunda posição entre os surfistas com até 15 anos. Outro destaque foi Sophia Gonçalves, mostrando muita evolução, com o segundo lugar disputadíssimo na sub13 e o terceiro na sub15. A competição reuniu 90 atletas, vários vindo de outros estados como Rio de Janeiro e Bahia, e teve como grande atrativo a disputa pelas vagas para ingressar no IGM em 2019.

“Estou muito feliz, porque a gente consegue ver a evolução da galera com o passar dos anos. Estamos vendo atletas talentosos com potencial enorme. É muito legal quando a gente consegue despertar numa criança o prazer no que está fazendo e mostrar que ele pode fazer. Não é só aqui no pódio, mas são pessoas que vão fazer a diferença através do talento e da capacidade deles. Tenho o maior prazer de entregar essa premiação, porque eles são a minha esperança de que o Brasil vai melhorar”, afirmou a presidente do IGM, Simone Medina.

Das cinco finais disputadas, a mais acirrada foi caseira entre xarás, na sub13 feminina – Sophia Medina e Sophia Gonçalves, amigas e companheiras de treino no IGM. Desta vez, Sophia Gonçalves liderou praticamente toda a disputa, garantindo a melhor nota da bateria, um 5,60. Mas Sophia Medina acabou virando na última onda, num resultado bem apertado – 10,15 a 10,10. Giovanna Donato, também de São Sebastião, foi a terceira e Sol Carrion, baiana que adotou a Cidade, completou o pódio, em nova final.

Sophia Medina, surfou bem e faturou a sub-13

Outra final emocionante foi na sub15 masculina. Diego Aguiar, de Ubatuba, vitorioso na etapa inicial, liderou, perdeu o posto para Ryan, também ubatubense, que já vinha de vitória na sub13, mas no final Kalany Ratto, de Búzios, com a melhor nota entre todos, virou de terceiro para primeiro. Ryan ficou em segundo, Didi em terceiro e Higor Souza, atleta do IGM, em quarto.

“Estou muito feliz, vim de longe para competir aqui e sempre confiante.  Deu tudo certo, graças a Deus”, vibrou o surfista de 15 anos, que sonha ingressar na equipe do IGM. “Pretendo vir para cá, conseguir a vaga para melhorar o meu surf”, contou.

Circuito Medina é assim: adversários só nas disputas

Na sub15 feminina, Isabela Saldanha repetiu a vitória da primeira etapa, dominando a bateria. Sophia Medina voltou a ser a segunda, mantendo a disputa pelo título acirrada. E Sophia Gonçalves, em mais uma final, foi a terceira, seguida de outra revelação Kemily Sampaio, de Praia Grande. “Estou feliz. Falta a terceira etapa ainda, mas quero focar na última disputa, ganhar também, se Deus quiser, e entrar no IGM ano que vem”, comemorou Isabela, que chegou a pensar em abandonar o surf, é prima de Sophia e já tem seu irmão, Rodrigo Saldanha no Instituto.

Com dois troféus nas mãos, Sophia Medina também festejou a boa atuação. “Foi legal. Acabei de voltar de viagem, estava cansada, mas treinei essa semana e consegui ganhar a minha categoria e um segundo lugar na sub15 está ótimo. Estou muito feliz”, falou a atleta, que esteve na Califórnia, acompanhando o irmão, Gabriel Medina na vitória do WCT, no Surf Ranch. Ela e a prima Isabela, além de competirem juntas no Circuito, estarão na mesma equipe no ISA World Júnior Surfing, em outubro nos Estados Unidos.

Na final sub13 masculina, três atletas que estavam na final da primeira etapa, voltaram a se enfrentar. Ryan Kainalo, desta vez, levou a melhor, com Gabriel Klaussner, de Ubatuba, repetindo o segundo lugar, e Guilherme Fernandes, que venceu da outra vez, sendo o quarto, atrás de Sunny Pires, ambos do IGM. “Foi muito legal, por ter feito duas finais novamente, vencido a minha categoria e ainda surfar muito bem na disputa acima”, falou Ryan, acompanhado o pai, o surfista master Alex Miranda.

Já na sub11, Murillo Coura saiu na frente e manteve a ponta durante toda a bateria. Mesmo com a vantagem, ratificou a liderança nas duas últimas ondas, com 6,30 e 6,05. Daniel Duarte, que já venceu no Circuito em 2017, foi o segundo colocado, repetindo a mesma colocação da etapa inicial. O baiano Matheus Neves, outro finalista na disputa anterior, foi o terceiro, com Francisco Schaefer, de Ubatuba, em quarto.

Fora do mar, houve muita conscientização ambiental com a garotada, aproveitando o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, comemorando no sábado. O Instituto Supereco montou sua base avançada em frente ao palanque, promoveu a limpeza da areia e também um trabalho de orientação sobre a importância da preservação do meio ambiente. A 3ª e última etapa do campeonato está marcada para os dias 10 e 11 de novembro, novamente em frente ao IGM.

O Circuito Medina de Surf 2018 é apresentado por Armarinhos Fernando e é uma realização do Instituto Gabriel Medina, com apoios de Vult Cosmética, Pousada Tambayba, Rip Curl e Wizard Litoral Norte, com supervisão da Federação Paulista de Surf e colaboração da Associação de Surf de Maresias (ASM), Associação de Surf de São Sebastião (ASSS) e da Prefeitura Municipal de São Sebastião, através do Departamento de Esportes Náuticos da Secretaria de Esportes.

RESULTADOS DA 2ª ETAPA

CATEGORIA SUB15 MASCULINA

1 Kalany Ratto – RJ

2 Ryan Kainalo – Ubatuba

3 Diego Aguiar – Ubatuta

4 Higor Souza – IGM

CATEGORIA SUB15 FEMININA

1 Isabela Saldanha – São Sebastião

2 Sophia Medina -IGM

3 Sophia Gonçalves – IGM

4 Kemily Sampaio – Praia Grande

CATEGORIA SUB13 MASCULINA

1 Ryan Kainalo – Ubatuba

2 Gabriel Klaussner – Ubatuba

3 Sunny Pires – IGM

4 Guilherme Fernandes – IGM

CATEGORIA SUB13 FEMININA

1 Sophia Medina – IGM

2 Sophia Gonçalves – IGM

3 Giovanna Donato – São Sebastião

4 Sol Carrion – BA

CATEGORIA SUB11 MASCULINA

1 Murillo Coura – IGM

2 Daniel Duarte – Bertioga

3 Matheus Neves – BA

4 Francisco Schaefer – Ubatuba

RANKING APÓS 2 ETAPAS

CATEGORIA SUB15 MASCULINA

1 Diego Aguiar – Ubatuba – 1.810

2 Ryan Kainalo – Ubatuba – 1.710

3 Gabriel Dias – São Sebastião -1.385

4 Kalany Rato – RJ – 1.282

CATEGORIA SUB15 FEMININA

1 Isabela Saldanha – São Sebastião – 2.000

2 Sophia Medina -IGM – 1.800

3 Letícia Peixe – São Sebastião 1.466

4 Yasmin Neves – São Sebastião – 1.260

CATEGORIA SUB13 MASCULINA

1 Ryan Kainalo – Ubatuba – 1.810

2 Gabriel Klaussner – Ubatuba – 1.800

3 Guilherme Fernandes – IGM – 1.729

5 Ryan Coelho – IGM – 1.312

CATEGORIA SUB13 FEMININA

1 Sophia Medina – IGM – 2.000

2 Sophia Gonçalves – IGM – 1.800

3 Sol Carrion – BA – 1.458

4 Mayara Zampieri – São Sebastião – 1.086

CATEGORIA SUB11 MASCULINA

1 Murillo Coura – IGM – 2.000

2 Daniel Duarte – Bertioga – 1.800

3 Matheus Neves – BA – 1.539

4 Francisco Schaefer – Ubatuba – 1.260

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.