Cidades Esportes Litoral Norte

Judoca do Litoral representando o estado de SP e o Brasil é ouro e prata em Salvador

Foto: Arquivo Pessoal Rogéria Cozendey

A judoca Rogéria Cozendey, de 50 anos, atleta do litoral norte, participou de três campeonatos de judô, pela categoria F5, entre os dias 11 e 15 de maio em Salvador, na Bahia.

Determinada, a atleta venceu duas competições e ficou em segundo lugar em uma delas. No Campeonato Pan-americano de Judô, de veteranos e kata, foi vice campeã, no Sul-americano e no Panamericano Open Judô, ambos veteranos, ficou em primeiro lugar.

Ótimo recomeço para quem estava há cerca de três anos sem competir, devido a pandemia. “Primeiro campeonato oficial internacional que pudemos participar. Teve toda proteção e cuidados. A gente está tentando voltar, se superar. Alguns acabaram ficando doente, falecendo, outros ainda estão com medo de se relacionar com o público”, comenta.

Foto: Arquivo Pessoal Rogéria Cozendey

 

Rogéria, que participa desde 2002 de campeonatos mundiais, e já passou pelo Japão e Irlanda, além de outros países, diz que não foi fácil, mas que fazer o que se gosta é a maior recompensa. “O voltar é meio difícil, ainda estamos com o pé atrás, voltar com a rotina dos campeonatos. Fizemos todos os esforços, foi caro, cansativo, mas é muito importante pro nosso psicológico. Às vezes o físico não está tão bom, mas só de estar com nossos amigos e professores é gratificante”, finaliza a atleta.

Por Cynthia Louzada