Esportes Ilhabela

Tradicional corrida de Canoa Caiçara “Seu Américo” será neste sábado

Tamoios News

Evento será às 10 horas na Praia Engenho d’Água

Em homenagem ao conhecido pescador caiçara da praia de Santa Tereza, Américo Rafael de Souza, será realizada neste sábado (30), a partir das 10h, a Corrida de Canoa Caiçara “Seu Américo”. A prova terá largada na praia do Engenho D’Água com chegada à praia Santa Tereza, a Prainha.

A disputa é uma tradicional homenagem ao Seu Américo, caiçara conhecido como grande incentivador das tradições locais. “Um dos maiores compromissos da nossa gestão é resgatar e fomentar a cultura caiçara e será um grande prazer homenagear este que foi um exemplo de quem sempre lutou pela cultura local”, destacou o prefeito Marcio Tenório.

Assim como reza a tradição, os interessados em participar da corrida devem chegar com no mínimo uma hora de antecedência para se inscrever na praia do Engenho.

Dividida por categoria, a prova terá, no Masculino, disputas com canoas típicas e de regata e também com 1, 2 e 3 remos, a denominada “Prova de Percurso”. No Feminino, a prova será com a canoa típica de dois remos no estilo “Prova de Balizamento”. Já na categoria Infantil, os pequenos poderão disputar a regata de participação.

“As categorias são divididas para que todos possam participar, se envolver, aprender e se divertir com as nossas tradições. É desta forma que lutamos para preservá-las às futuras gerações”, disse o prefeito Márcio Tenório. “Temos a oportunidade, com esta participação infantil, de fazer com que esta faixa etária descubra esta belíssima tradição”, acrescentou.

Os três melhores colocados de cada categoria receberão troféus. Já todos os competidores do Infantil, ganharão medalhas de participação. A Corrida de Canoa Caiçara é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.