Caraguatatuba Exposição

Caraguá: Exposição “Heranças” será aberta neste sábado(20)

Tamoios News

O MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba recebe neste sábado (20), a exposição ‘Heranças’, do grupo Ubuntu. Ela será aberta a partir das 10 horas pelo prefeito Aguilar Junior como parte das comemorações dos 162 anos de emancipação político-administrativa do município.

São mais de 60 peças em cerâmica criadas pelos artistas plásticos que compõe o grupo – Carlo Cury, Cláudia Canova, Lu Chiata, Zandoná, Rita Engi e Rose Teles de Caraguá, e Lícida Vidal e Érica Sanches, de Ubatuba. Como convidado, participa Ennio Bertoncini com suas telas.

A exposição é definida por Carlo Cury como ‘herança’ do que ficou após o trabalho realizado pelo grupo com o projeto Origens, onde os ceramistas trabalharam o negro, o índio e o caiçara. “É tudo aquilo do qual nos apropriamos durante os estudos desses povos”.

Todo esse processo vem de 2017, tão lago acabou a proposta da exposição Origens que foi idealizada em 2012.

Nas palavras do crítico de artes Oscar D´Ambrósio, que acompanhou todo o processo criativo, “o Projeto ‘Heranças’ tem em sua essência algo que diferencia a Humanidade de outros seres do planeta, a capacidade de armazenar conhecimento. Uma das nossas principais características está justamente em poder aprender com as civilizações passadas para, em tese, buscar um aperfeiçoamento nos mais diversos aspectos”.

Em sua análise, o diálogo entre os artistas no momento em que entram em contato com novas técnicas proporciona um refletir sobre o que se absorveu anteriormente, o que é feito hoje e o que pode ser produzido no futuro, pois aprender de verdade significa justamente abrir-se para o novo e esquecer momentaneamente aquilo que se acha que se sabe.

O acervo pode ser visitado de terça a sábado das 10h às 18h na sala Antonio Carelli, no MACC, até o dia 8/6.A entrada é gratuita.

Serviço

Exposição ‘Heranças’

Dia: 20/4

Abertura: 10h

Até 08/6

Horário: 10h às 18h

Local: MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba – Praça Dr. Cândido Motta, 72, Centro

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.