Caraguatatuba Exposição

Caraguá: Justiça Federal sediará exposição “A Trajetória de jesus de Nazaré”

Tamoios News

A exposição ‘A Trajetória de Jesus de Nazaré’, do santeiro Wandecok Cavalcanti e curadoria de Jorge Brandão, entrará em exibição na quarta (19), às 9h, no Salão da Justiça Federal de Caraguatatuba. A mostra trazida pela Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, conta com 38 obras e estará aberta a visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, até 8 de fevereiro de 2019.

Distribuídas de forma cronológica com núcleos dedicados a passagens bíblicas, as obras estão dispostas em 17 cenas, da Anunciação do Anjo a Maria sobre sua gravidez até a Ascensão de Cristo.

As peças com fortes referências tanto à arte popular como barroca, são confeccionadas com terracota e cinco tipos de tonalidades de argila, marfim, preta, creme, shiro e tabaco, utilizadas como recurso para mostrar e enfatizar detalhes como cor de cabelo e rosto. Elaborada em tons naturais, as obras não utilizam pigmento ou pintura.

Natural de Caruaru (PE), Wandecok Cavalcanti é autodidata e com facilidade de absorver fotograficamente as figuras por ele estudadas nas igrejas e museus dos estados de Pernambuco e Bahia, começou a trabalhar com argila em 1978 na cidade de Tracunhaém (PE), onde desenvolveu uma forma simples de produzir suas esculturas sacras barrocas.

Muitos museus, tanto do Brasil como do exterior têm suas obras nos acervos. Desde 1981, participa de diversas exposições nacionais e latino-americanas em galerias particulares e espaços públicos.

 Wandecok possui reconhecimento nacional dentro da área escultórica artística barroca, em cerâmica e em bronze e pinturas com temas primitivos do cotidiano popular.

Além de produzir obras que estão em galerias e coleções particulares, dedica-se a ministrar cursos, palestras e workshops em todo o País. Atualmente, dá workshops e cursos de escultura no Museu de Arte Sacra de São Paulo.

 

Serviço

Exposição ‘A Trajetória de Jesus de Nazaré sob o olhar Wandecok Cavalcanti’

Dia: de 19/12 a 08/02/2019

Visitação: das 9h às 19h, de segunda a sexta-feira

Local: São Benedito, 39, Centro (Justiça Federal)

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.