Exposição Ilhabela

Yatch Club terá exposição de fotos de baleias avistadas na ilha

Tamoios News

Fotos foram produzidas pelos ambientalistas Júlio Cardoso e Arlaine Francisco, do Projeto Baleia à Vista

 

Ilhabela ganha uma atrativo extra nestas férias de julho, o Projeto Baleia à Vista montou no salão de eventos do YCI (Yatch Clube de Ilhabela) uma exposição de fotos, que será aberta ao publico, a partir do dia 20, como tema “As Jubartes Chegaram”.

São fotos de algumas das cercas de 45 baleias jubartes que tem sido avistadas aqui na região desde o mês passado, feitas pelos fotógrafos Júlio Cardoso e Arlaine Francisco,  a bordo da lancha Ballerina, que a dupla utiliza para avistar e fotografar as baleias que passam pela costa de Ilhabela.

Este ano o numero de Jubartes esta bem acima do ano passado e até mesmo de 2016, que foi um ano de muitas aparições de baleias na região.  As jubartes migram desde as águas frias da Antártica ao redor das Ilhas Geórgia do Sul e Sandwich , onde ficam no verão e agora no inverno, de junho a setembro, sobem a costa em busca das aguas quentes de Abrolhos e mesmo mais ao norte para a procriação e acasalamento.

Fotos-Júlio Cardoso

Em anos passados elas faziam rotas mais abertas, oceânicas, mas nos últimos anos, as baleias tem feito rotas costeiras, chegando próximas aos costões e praias de São Sebastião e Ilhabela, possivelmente em busca de águas mais abrigadas para descansar no meio da viagem.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.