Cemitérios de Ilhabela passam por revitalização para o feriado de Finados. Programação de feriadão conta com missas e celebrações
Os cemitérios de Ilhabela registrarão maior movimento nos próximos dias, devido ao feriado de Finados, celebrado em 2 de novembro (sexta-feira). Por essa razão, os locais receberam serviços de limpeza e pintura para a data. Os trabalhos de manutenção foram conduzidos pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos.
Passaram por intervenções, os cemitérios do bairro São Pedro (extremo Sul) e da Baía de Castelhanos, que são de menor porte e já estão desativados. O cemitério da Vila, único em funcionamento no município, também passou por revitalização
O secretário de Serviços Urbanos, Thiago Souza, destacou que a ação é muito importante para o município, uma vez que resgata a história dos cemitérios antigos do arquipélago. “Nossa ação preza pelo respeito e resgate da história dos caiçaras ali enterrados. Esta Administração se preocupa com esses locais e sempre zelará por eles”, enfatizou Souza.
O prefeito Márcio Tenório ressalta que a iniciativa preza pela de preservação da cultura caiçara, principalmente nos cemitérios inativos. “Este trabalho de reparo é uma forma de demonstrar carinho e gratidão pelo povo que tanto contribuiu com a nossa cultura”, concluiu Tenório.
Celebrações de Finados
Em homenagem aos falecidos, no dia 2 de novembro, ocorrerá Missa de Finados na Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda e Bonsucesso, na Vila, às 10h, seguida de procissão até o cemitério municipal do bairro para as bênçãos religiosas. À noite, também haverá celebração, às 19h30, na Paróquia.
Na capela do São Pedro, bairro de mesmo nome, também haverá missa, às 16h, seguida de bênção no cemitério da região.