fogos Réveillon

Boa notícia: São Sebastião também fará réveillon com fogos “silenciosos”

Tamoios News

A Prefeitura de São Sebastião prepara uma festa no Réveillon para todos. Para isso, o Governo Municipal irá tornar especial a tradicional queima de fogos da virada do ano, que será sem estampidos.

A Administração Municipal considerou a celebração pelo ano novo sem a poluição sonora, e com mais brilho e inclusão àqueles sensíveis aos barulhos e estrondos que os fogos comuns propiciam.

De acordo com a Secretaria da Pessoa com Deficiência e Idoso (Sepedi), é importante os “fogos silenciosos”, que permitem a inclusão social.

A diretora de políticas públicas da Sepedi, Juliana Coelho Araújo Carvalho, entende que é preciso considerar celebrar este momento com todos, respeitando as diferenças.

“Muitas pessoas com transtorno do espectro autista e os animais têm ‘ouvidos’ supersensíveis a ruídos e experiência de reações intensificadas a pressões súbitas, especialmente fogos de artifício em virtude da dificuldade em regular a informação sensorial. Isso causa medo, irritação e afasta toda a família deste momento social tão gostoso que é o réveillon”.

Quem também sofre com o barulho dos fogos de artifício são os animaisDe acordo com o Centro de Controle de Zoonose (CCZ), o barulho pode desencadear reações descontroladas em razão do medo que sentem.

A chefe do CCZ, Alessandra Marinho cita casos em que o desespero e fobia que os animais sentem é tanto, que saltam muros antes inalcançáveis, arrebentam portões, fogem correndo risco de atropelamento e tentam atravessar portas de vidro. Além de casos em que batem com a cabeça contra grades e paredes, e ficaam presos em espaços pequenos onde tentam se esconder, e até enforcando-se na própria coleira/corrente ao tentar rompê-la,  tornando-se também agressivos com outros animais.

“Tenho orgulho de uma gestão que se preocupa com o bem estar dos animais, tendo atitudes de imensa relevância em pequenos detalhes, que fazem toda a diferença”, disse Alessandra.

O prefeito Felipe Augusto ressaltou se tratar de uma atenção e cuidado com todos os sebastianenses. “Acreditamos que os fogos da virada sem os estampidos não tem perda, e será um espetáculo de cores e brilho no céu. Queremos um Réveillon em que todos, juntos, possamos aproveitar”, frisou.  

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.