Cidades Geral

20 de fevereiro “Dia Nacional de Combate às Drogas”

Tamoios News

No dia 20 de fevereiro é celebrado o Dia Nacional de Combate às Drogas. A data comemorativa tem o objetivo de alertar e conscientizar a população sobre o mal que as drogas e o álcool trazem, não só ao organismo como também à sociedade.

Uma política sobre drogas implica não somente ações de prevenção para o uso abusivo, mas também, ações para redução da produção e circulação de drogas, e é aí que a Polícia Militar do Estado de São Paulo entra, na prevenção e ostensividade diuturna, corroborando para a diminuição da produção e circulação dos entorpecentes.

A Segurança Pública é repetidamente afetada, direta ou indiretamente, pelas consequências do uso das drogas, consequentemente a sociedade paulista. Sendo assim, a Polícia Militar do Estado de São Paulo está sempre empenhada em combater o uso e o tráfico de drogas além de atuar diretamente nas consequências criminais que este problema mundial pode trazer à sociedade.

O Policiamento Ambiental, por exemplo, corrobora na redução destes índices, sobretudo em locais de difíceis acessos, como em matas e o tráfico pelas águas do Estado de São Paulo, sobretudo na Baixada Santista, na região do Porto de Santos e municípios no entorno, com comunidades ribeirinhas com grande incidência de criminalidade. Estes locais em específico, são combatidos diuturnamente pelos Policiais Militares da região, sobretudo pela 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima do 3º BPAmb, utilizando lanchas-patrulha de diversos tipos e tamanhos, inclusive uma blindada, dando todo suporte a outras unidades militares em ações de combate ao crime organizado, consequentemente às drogas!

Só no ano de 2023, por exemplo, esta unidade especializada em Policiamento Marítimo apreendeu ao todo 640 quilos de drogas, a maioria com destino ao continente Europeu, dezenas de materiais para seu refino, criminosos e armamentos utilizados na segurança de locais de vendas e armazenamento destes entorpecentes, inclusive desarticulando quadrilha envolvida no tráfico de drogas internacional, bem como mais de 27 mil reais oriundos da venda destes ilícitos, além de apoiar direta e indiretamente em diversas outras ações que resultaram em mais apreensões.

Prevenção

De acordo com a Política Nacional sobre Drogas, instituída pelo Decreto nº 9761/2019, entre os anos 2000 e 2015, houve um crescimento de 60% no número de mortes causadas diretamente pelo seu uso, constituindo-se como um grave problema de saúde pública, com reflexos nos diversos segmentos da sociedade.

Quem atua nesta área sabe que, nada melhor do que a prevenção para combater este mal, por isso a Polícia Militar do Estado de São Paulo se orgulha em possuir o PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas. O programa possui como material didático o Livro do Estudante, o Livro dos Pais e o Manual do Instrutor, auxiliando aos respectivos alunos e Policiais PROERD no desenvolvimento das lições e consiste em uma ação conjunta entre as Policias Militares, Escolas e Famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.

O PROERD é mais um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para a valorização da vida, que imbuíada de sua missão institucional, vem de uma sociedade mais saudável e feliz.

Fonte: Comunicação Social da 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima de SP do 3ºBPAmb