Geral Ilhabela

Baleia de espécie rara aparece morta em Ilhabela

Tamoios News

Uma espécie de baleia rara e pouco conhecida apareceu morta nesta sexta(18), em Ilhabela. A baleia conhecida como Cachalote-anã(Kogia sima), muito parecida com um golfinho foi avistada ontem, quinta, nas praias de Massaguaçu, em Caraguá e na Barra Velha, Ilhabela.

O Cachalote-anão (Kogia sima) é uma baleia pequena, anã, do tamanho de um golfinho, medindo entre 2,50/2,70m e pesando ao redor de 250 kg, nada comum na região.

Segundo Júlio Cardoso, do Projeto Baleia à Vista, é a menor das espécies de baleias, chega a medir de 2,5 a 3 metros de comprimento e pesa até 300 kg.  A baleia foi vista ontem(quinta) na praia de Massaguaçu (Caraguá) e chegou a encalhar na areia, mas se livrou e depois foi vista e filmada próxima a praia da Barra, que fica ao lado da balsa, em Ilhabela.

Baleia é recolhida para análises

Cardoso informou que a baleia mostrava sinais de que estava doente, estressada e desorientada. Ela apareceu boiando e encalhou na praia ao lado do YCI(Yacht Club Ilhabela).

A equipe do YCI e do Instituto Argonauta recolheu o animal e encaminhou para necropsia para descobrir a causa da morte dela.

Argonauta recolherá o animal para análises. Fotos: Júlio Cardoso/Projeto Baleia à Vista

Cardoso, que desde 2004, pesquisa e registra a passagem de baleias pela ilha,lamentou a morte do animal. ” É um Cachalote anão (Kogia sima) uma especie rara e pouco conhecida , mas que infelizmente temos tido vários encalhes na costa brasileira nos últimos anos”, comentou.

Ele disse suspeitar que a baleia possa ter morrido por doença ou por algum tipo de contaminação ou intoxicação alimentar, pois não aparentava nenhum tipo de ferimento. A causa da morte, no entanto, deverá ser identificada pelos pesquisadores do Argonauta.