Geral Turismo

Brasileiro ainda não planejou a viagem do meio do ano e deseja ficar pelo País, revela pesquisa

Tamoios News
  • Estudo inédito da Booking.com mostra como está o planejamento do viajante brasileiro para as férias de inverno e aponta que apenas 16% estão com a viagem marcada e comprada. Oito em cada dez viajantes (78%) farão viagens domésticas
A temporada oficial do inverno no País está batendo à porta e, com ela, chegam também as férias escolares do meio do ano. Mas isso não parece apressar os brasileiros que pensam em viajar. Segundo pesquisa* da Booking.com, líder mundial em conectar os viajantes com opções incríveis de lugares para ficar, quase metade dos brasileiros (44%) ainda não pensou ou planejou suas viagens para o período.

Ao mesmo tempo, dois em cada cinco turistas brasileiros (40%) estão mais adiantados: eles já pensaram e planejaram a viagem, só ainda não efetuaram a compra. Alguns, no entanto, já sabem para onde vão nas próximas férias: o estudo mostra que 16% já estão com a viagem marcada e comprada, e este número sobe para 24% quando consideramos os respondentes das classes AB.

Mas quando perguntados se reservaram a hospedagem, os 56% que estão com viagem comprada ou que já planejaram suas férias mostram que deixam essa parte por último. Desses brasileiros, cerca de dois terços (68%) ainda não sabem onde irão se hospedar. As justificativas pela demora estão todas ligadas ao planejamento: “ainda estou avaliando meu orçamento para essa viagem” (40%), “escolhi o destino, mas ainda não decidi a hospedagem (29%) e “ainda não escolhi o destino” (16%).

Viagens domésticas

Grande parte dos turistas brasileiros que já planejaram as férias de inverno decidiu ficar no Brasil. Quase oito em cada dez viajantes (78%) farão viagens domésticas. Desses, um quarto (24%) vai ficar no próprio Estado de origem e mais da metade (54%) vai cruzar as fronteiras e se divertir em outros Estados. Dos que farão viagens para fora do País, 10% escolheram a Europa, 7% outros países da América Latina e 3% escolheram a América do Norte.

As férias no inverno brasileiro costumam ser mais curtas, com 61% confirmando que farão viagens de até 10 dias e somente 15% com planos de viajar 11 dias ou mais. Esse último dado contrasta bastante com pesquisa** feita pela Booking.com no verão passado, que mostrou que no final do ano o brasileiro está mais propenso a fazer viagens mais longas, de 11 dias ou mais (21%).

Inclusive, mesmo para quem costuma viajar no inverno, o verão ainda é o período preferido, com 36% votando como favorita a estação mais quente. Apenas 13% dos brasileiros que costumam viajar no inverno o fazem por gostarem mais dessa estação. As razões desses turistas são o clima mais ameno (37%) e a época mais tranquila, com menos pessoas viajando (34%).

*A pesquisa foi realizada em maio de 2019 com 1.063 mil respondentes nas cinco regiões do País, por meio de questionário online, com homens e mulheres de 18 a +60 anos, das classes A, B e C.

**A pesquisa foi realizada em outubro de 2018 com 1.018 pessoas nas cinco regiões do País, por meio de questionário online, com homens e mulheres de 18 a +60 anos, das classes A, B e C.