Caraguatatuba Geral

Caraguá: Deck do Massaguaçu permanece interditado há 18 meses

Tamoios News

O deck da Praia de Massaguaçu, na região Norte de Caraguá, permanece interditado há 18 meses. O deck compõe uma das orlas mais bonitas e frequentadas de Caraguá, mas não pode ser utilizado pelos moradores e turistas, devido aos riscos oferecidos no local.

A prefeitura ainda avalia, nesse tempo todo de interdição, que obras deverão ser executadas para a reforma do deck.

Moradores e veranistas reclamam da demora por parte da prefeitura em reformar a estrutura e liberá-la ao público.

 

 

No ano passado, em fevereiro, moradores e veranistas fizeram um protesto no local, solicitando urgência nas reformas. Quase um ano se passou e até agora, nenhuma providência foi tomada pela prefeitura.

Moradores e veranistas protestaram em fevereiro do ano passado

Em novembro, do ano passado, a Prefeitura de Caraguatatuba informou que havia contratado uma empresa especializada para a conclusão das obras do deck..

Na ocasião, informou ainda, que o projeto estava sendo concluído e as obras deveriam ser iniciadas ainda nesta temporada de verão, o que até agora não ocorreu.

Na informação repassada pela prefeitura, os técnicos responsáveis pelo projeto, alertavam que, as intervenções precisavam ser feitas na alta temporada justamente por conta da maré (quando as ressacas ocorrem de maneira menos frequente) e com isso os trabalhos se tornam mais eficazes.

O secretário de obras, Leandro Borella, informou ontem, que o projeto técnico está sendo concluindo e que a prefeitura irá abrir licitação pública para a sua execução.

Segundo Borella, as obras devem ser iniciadas em fevereiro e concluídas no meio do ano.

Borella informou, que são obras que requerem empresa especializada, uma vez que, haverá terraplenagem e deslocamento de pedras, para que a contenção do deck seja resolvido de uma vez por todas.

A Prefeitura deverá investir cerca de R$ 700 mil no projeto executivo e nas obras de contenção.

Deck

As obras, referentes ao projeto de reurbanização da orla da praia de Massaguaçu, tiveram início em março de 2015 pela gestão do então prefeito Antônio Carlos da Silva.

A construção do deck ocorreu no primeiro semestre de 2016, no entanto, em 13 de junho do mesmo ano, todo o trecho da  estrutura  foi destruída por uma ressaca.

A administração municipal da época contratou em caráter emergencial uma empresa, que instalou uma estrutura composta por bolsas de concreto, com o intuito de estabilizar a fundação do deck.

No entanto, em 30 de julho de 2017, uma nova ressaca comprometeu essa estrutura, causando rachaduras e espalhando restos de concreto pela faixa de areia, causando riscos aos banhistas.

Parte do deck foi interditada ao público, pois oferecia riscos aos pedestres e ciclistas que utilizavam o local. Há 18 meses moradores e veranistas aguardam a recuperação da estrutura de madeira pela prefeitura.

 

5 Comentários

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.