Geral

Confira nosso guia com dicas de decoração para sua casa ou apartamento

Tamoios News
Fotos: Divulgação

Decorar um ambiente é imprimir nele sua personalidade e também incluir nele elementos que irão facilitar a vida de quem transita por ali.  Cores, texturas e formas podem ser usadas por você mesmo ou pelo profissional contratado para dar elegância ao ambiente. 

Fazer um projeto de decoração traz sempre uma sensação de cereja do bolo ou finalização. Por que geralmente você se empenha na compra da sua casa nova, apartamento ou na reforma daquele quarto, e logo após vem a necessidade dos móveis e das cores do ambiente, para trazer funcionalidade e aconchego ao local.

Confira nossas dicas e confira por onde começar sua decoração.

Decoração por onde começar 

Sempre antes de começar uma decoração é necessário ter a planta do cômodo ou do local escolhido. Caso não tenha acesso a planta faça suas anotações e meça todas as paredes e janelas dessa forma será mais fácil na horta da escolha de móveis, cortinas e tapetes. 

Assim todos os elementos escolhidos vão se encaixar quando juntos.

Defina as cores 

Outro elemento que determinará como será sua decoração são as cores utilizadas. 

As cores transmitem sentimentos e personalidade, por esse motivo se você vai dividir o mesmo local com alguém sempre busque chegar a essa conclusão juntos.

As cores escolhidas devem se complementar entre si, trazendo harmonia ao  ambiente. 

Pense nos móveis e no espaço disponível

Seus móveis devem ser pensados baseados no espaço disponível, no dia a dia da casa, na quantidade de pessoas e na funcionalidade necessária no espaço. 

Não coloque muito móveis, isso interfere na circulação das pessoas no ambiente e pode sobrecarregar as coisas. 

Pense em móveis funcionais, eles auxiliam muito em espaços pequenos e o tornam muito funcionais facilitando as atividades. 

Essa é uma ótima dica para cozinhas pequenas, dessa forma você vai conseguir ter mais espaço para armazenamento e muita funcionalidade. 

Valorize a iluminação natural

Além da economia de energia elétrica, a luz natural traz um frescor para o ambiente, se ela vier acompanhada de uma linda vista, pode se tornar um atrativo a mais. 

Junto a iluminação natural virão janelas e estas vão precisar de cortinas. Busque cortinas com tons neutros, que não interfiram no seu ambiente. Dessa forma você fica livre para colocar mais cores no seu ambiente em outros objetos. 

Use toques de verde na sua decoração

Usar plantas sempre traz a sensação de maior elegância e sofisticação. Caso não queira plantas que exijam muita luz solar ou manutenção, prefira cactos e suculentas. São boas opções decorativas e exigem pouca manutenção. 

Escolha seu ponto de destaque

Toda decoração precisa ter um ponto de destaque, escolha aquele local em que você quer chamar mais atenção, seja com uma iluminação mais elaborada ou uma parede com fotografias, você sempre pode colocar neste local mais informações que definam sua personalidade. 

Essa é a hora de colocar mais cores, arranjos, elementos marcantes, almofadas, estampas e papel de parede,  estas são algumas dicas do que você pode usar neste ponto que vai chamar mais a atenção dos seus convidados.

Se apresente através da sua decoração

A decoração como já vimos mostra quem somos, nosso estilo, gosto e preferências. 

Então se apresente através da sua decoração sempre busque o que te representa como profissional ou como pessoa. Escolha cores, estilo, móveis que tenham tudo o que você busca em um local aconchegante e versátil.