Geral São Sebastião

Defesa Civil de São Sebastião atende sete chamados por semana para retirada de abelhas

Tamoios News

A Prefeitura de São Sebastião informou que a Defesa Civil está atendendo entre cinco a sete chamados por semana para a retirada de colmeias de abelhas em imóveis da cidade.

Segundo o chefe da Defesa Civil, Wagner Barroso, nessa época do ano é comum aumentar a migração desses animais para áreas urbanas. Recentemente, a Defesa Civil retirou uma colmeia de uma das embarcações da Dersa.

“Na maioria desses chamados encontramos abelhas da espécie migratória, ou seja, que não permanece muito tempo em um só local”,informou Barroso, que acrescentou que é necessário ter cautela ao se deparar com enxames, mas que as abelhas não atacam se não se sentirem ameaçadas.

“Orientamos a população a ter calma e evitar o local onde estão as abelhas –polinizadoras essenciais para as florestas –, até a sua partida. Todos os chamados são atendidos, contudo, pedimos para que chamados em épocas emergenciais, como de chuvas, alagamentos ou deslizamentos de terra, sejam feitos em casos de real necessidade, já que os atendimentos são feitos de forma a priorizar sempre o bem estar coletivo e segurança da população”, destacou.

Se o ponto do enxame for onde não há circulação de pessoas, a orientação é aguardar alguns dias, pois há possibilidade de que as abelhas partam para outro local rapidamente.

Contato: 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros).