Geral Litoral Norte

Dificuldades que os doares de sangue enfrentam no litoral norte

Tamoios News

Por Simone Rocha

Nenhuma das quatro cidades do Litoral Norte (Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela) tem um local onde as pessoas possam realizar doações de sangue. Os interessados devem se dirigir até o Serviço de Hematologia e Hemoterapia de São José dos Campos (SHH) ou Hemonúcleo de Taubaté, que são os lugares mais próximos para os moradores da região.

As prefeituras costumam incentivar a população a doar sangue, mas somente quem tem condições de tempo e dinheiro podem se dirigir até esses locais. Outra alternativa é conseguir participar de caravanas organizadas pelo poder público ou entidades como ONG´s e associações de bairro.

Moradores aproveitam condução oferecida por prefeitura para doarem sangue em Taubaté

Fernanda Soares Azevedo, presidente da Associação Força Comunitária Morro do Algodão, em Caraguatatuba, é uma das líderes que organizam viagens aos Hemonúcleo. “A organização começa pela divulgação nas redes sociais. Montamos um grupo de WhatsApp e passamos todas as informações de preparo para doação, que recebemos dos Hemonúcleos parceiros”, explica Fernanda.

Ela conta que os organizadores dessas caravanas estão em constante contato com os responsáveis pelos Hemonúcleos para saber a melhor data e os grupos que vão levar para a doação. “Quando vamos para SJC a demora da viagem é de aproximadamente duas horas, já para Taubaté é um pouco mais longe, nós demoramos cerca de três horas e meia mais ou menos. Com uma parada para ida ao banheiro, mas sem comer nada na estrada”, relata.

Moradores acreditam que se tivesse um hemocentro em Caraguá ou na região, o número de doadores seria bem maior

Viviane Queiroz Soares Guimarães, que mora no bairro Barranco Alto, em Caraguatatuba,  participou recentemente de uma caravana. “Saí de casa às 6h da manhã, peguei o ônibus para o hemocentro às 7h. Chegando lá tomei um café da manhã, ou seja, só um reforço, pois eu já tinha tomado em casa. Terminei de doar o sangue e foi fornecido um lanche reforçado, sem restrições de quantidade. Quem estivesse com vontade poderia repetir. Fui orientada a chegar em casa, almoçar e não fazer nenhum esforço físico. Saí de lá por volta das 11h30 da manhã e cheguei em casa por volta das 14h”, detalhou Viviane.

A estagiária de publicidade, Jussara Ribeiro Silva Brito, que mora no bairro travessão, também em Caraguatatuba, acredita que a distância atrapalha as pessoas a serem doadoras de sangue. “Algumas pessoas desistem por causa da distância. E muitas não se informam corretamente e chegam lá e não se enquadram nos requisitos para doar, perdendo a viagem”, observa.

Doação só ode ser feita em Taubaté no Núcleo de Hemoterapia

A agente de captação de doadores, Andréia Marta da Silva, do Hemonúcleo de Taubaté, informou que qualquer instituição ou pessoa que queira agendar um grupo de doadores pode entrar em contato para o planejamento de uma campanha (ou caravana de doação de sangue). “Nós recebemos grupos de todo o Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira. São empresas, escolas, grupos religiosos de várias denominações, secretarias de saúde, prefeituras, faculdades, atletas, ONG´s, voluntários ou simplesmente grupos de amigos que se organizam para doar”, explica.

Somente em Taubaté é possível realizar a doação aos sábados. “Atendemos das 7h30 às 11h30. Nossa capacidade aos sábados é de até 80 doadores no total. Durante a semana até dentro da mesma semana é possível agendar com mais facilidade, mas aos sábados é preciso agendar com antecedência de pelo menos um mês”, alerta.

Serviço
Agendamento de Doação de Sangue
Serviço de Hematologia e Hemoterapia de São José dos Campos (12) 3519-3766
Hemonúcleo de Taubaté (12) 3624 1273