Economia

Eletroeletrônicos em modo de espera podem elevar a conta de luz em 12%

Tamoios News

EDP alerta para desperdício de energia com aparelhos em stand-by

Deixar eletroeletrônicos no modo stand-by (em que são desligados temporariamente, porém, continuam recebendo energia) é um costume muito comum, mas que pode ter um impacto significativo na conta. Para orientar os consumidores e evitar esse tipo de desperdício, a EDP, distribuidora de energia elétrica paras as regiões do Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo, ressalta que os aparelhos em modo de espera representam até 12% do total de consumo.

Os moradores de um imóvel com um consumo de energia de 100 kWh, por exemplo, passariam para 88 kWh – redução que pode variar de acordo com a classe de consumo – caso desligassem TVs, micro-ondas e aparelhos com serviços de canais a cabo e internet por meio do botão. A recomendação é que se retome o velho hábito de levantar da cama e do sofá para desligar e religar os equipamentos.

“Alguns eletroeletrônicos, como o micro-ondas, não têm outra opção de desligamento que não seja a de stand-by. Neste caso, a dica é retirar todos eles da tomada. Se a família vai viajar, o ideal é desligar a chave geral”, afirma Marcos Scarpa, relações institucionais da EDP. “O consumo do micro-ondas não é alto em relação aos demais eletrodomésticos, mas, se ele for desligado todos os dias, haverá uma diferença no fim do mês”, conclui.

Já os computadores têm a opção “suspender”, que gasta menos energia, porém, se o consumidor pretende ficar por mais de uma hora sem usar o aparelho, o mais eficiente é desligá-lo.

Outras dicas para economizar energia

Ar-condicionado

– Desligue o aparelho quando o ambiente estiver desocupado;

– Mantenha janelas e portas fechadas quando o ar-condicionado estiver funcionando;

– Evite o calor do sol no ambiente, fechando cortinas e persianas ou colocando películas nos vidros;

– Não tape a saída de ar do aparelho e mantenha os filtros limpos;

– Proteja a parte externa do ar-condicionado da incidência do sol, sem bloquear as grades de ventilação.

Iluminação

– Evite acender lâmpadas durante o dia. Use melhor a luz do sol, abrindo bem janelas, cortinas e persianas;

– Apague as lâmpadas dos ambientes desocupados ou, se possível, instale um sensor de presença;

– Teto e paredes internas pintados com cores claras refletem melhor a luz, diminuindo a necessidade de iluminação artificial;

– As lâmpadas fluorescentes são mais eficientes que as lâmpadas incandescentes.

Computador

– Sempre que você der uma pausa no seu trabalho, desligue o monitor de vídeo. Ele é responsável por 70% do consumo de energia. Se puder, configure-o para desligar automaticamente após alguns minutos sem utilização.

– Nas pausas mais prolongadas, desligue totalmente o aparelho, inclusive o estabilizador;

– Não deixe monitor, impressora, caixa de som, estabilizador e outros acessórios do computador ligados sem necessidade.

Selo de economia

– A maioria dos eletrodomésticos, como geladeiras, freezers, aparelhos de ar-condicionado, ventilador, máquina de lavar e lâmpadas, tem consumo medido por laboratórios. Aqueles que consomem menos energia ganham o Selo Procel Eletrobras;

– Considere substituir os equipamentos antigos por novos com o Selo Procel Eletrobras. Uma geladeira com mais de 15 anos, por exemplo, pode consumir o dobro de uma nova com o selo.

Tomadas e fios

– Tomadas quentes são sinônimo de desperdício, por isso, evite o uso de benjamins para ligar mais de um aparelho na mesma tomada;

– Use fios de espessura adequada. Na hora de fazer a instalação, consulte sempre um técnico especializado;

– Emendas malfeitas ou com fios de espessuras diferentes causam perda de energia.

Fonte: Assessoria de Comunicação da EDP

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.