Economia

Prefeitura de Ubatuba promove qualificação profissional para mais de 600 pessoas

Tamoios News
Divulgação
Divulgação

Curso de auxiliar de cabeleireiro, turma da Maranduba

São 15 diferentes tipos de cursos que cobrem de inglês e corte e costura até áreas técnicas

Já estão em pleno funcionamento as aulas dos cursos de qualificação profissional que integram o Projeto Ubatuba Qualifica II, idealizado pela Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Ubatuba. São 15 cursos que acontecem em todas as regiões da cidade, voltados à população inscrita no CadÚnico – Cadastro Único para Programas Sociais. A meta é atender 620 pessoas até o final de junho.

Os cursos abordam temas como atendimento e recepção, auxiliar administrativo, de cabelereiro e de contabilidade, cuidador de idosos, eletricista, manutenção de ar-condicionado e microcomputadores, pedreiro e zeladoria, entre outros, e são realizados pelo INATEP – Instituto Nacional de Treinamento Técnico e Profissionalizante, empresa de Ubatuba.

Entre os destaques, está o curso de inglês, oferecido nos Quilombos da Caçandoca e da Fazenda com o intuito de capacitar a população quilombola para o atendimento de turistas estrangeiros. Outro curso que teve alta procura é o de corte e costura, ofertado nas instituições conveniadas com a Prefeitura, como Gaiato, Instituto Bla-Bla-Bla Posithivo, Namaskar e Ubatuba em Foco, que atuam em diferentes regiões da cidade.

Mariangela Bezerra, secretária municipal de Cidadania e Assistência Social, explica que a escolha dos cursos levou em conta tanto a oferta de empregos disponíveis no Balcão de Empregos quanto o levantamento feito pelas assistentes sociais sobre quais eram os anseios da população. “Essa análise determinou também a distribuição da oferta de cursos por todo o município”.

Uma palestra de integração e empreendedorismo acontece no próximo dia 2 de junho, às 19 horas, na EM Tancredo Neves para os alunos. A primeira formatura está prevista para acontecer no dia 25 de junho.

Para o prefeito Mauricio, os cursos são um investimento em gente e no futuro. “O conhecimento transforma para sempre a vida das pessoas e me orgulha dar instrumentos para que elas tenham autonomia econômica e realizem seus sonhos”.

Lista dos cursos

1.       AR CONDICIONADO

2.       ATENDIMENTO E RECEPÇÃO

3.       AUX ADMINISTRATIVO

4.       AUX DE CABELEIREIRO

5.       AUX DE CONTABILIDADE

6.       CORTE E COSTURA

7.       CUIDADOR

8.       ELETRICISTA

9.       INFORMÁTICA

10.   INGLÊS

11.   INSTALAÇÕES AUTOMOTIVAS

12.   MANICURE

13.   MANUTENÇÃO MICRO

14.   PEDREIRO

15.   PORTEIRO E ZELADOR

Fonte: Assessoria de Comunicação PMU

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.